Android 10 no Switch: veja como o portátil da Nintendo se sai rodando emuladores
Créditos: XDA-Developers

Android 10 no Switch: veja como o portátil da Nintendo se sai rodando emuladores

Switchroot Team consegue colocar o sistema da Google no console portátil

O Nintendo Switch é um console portátil para vídeo games que foi um verdadeiro fenômeno de vendas. Mas, tirando seus recursos extras e olhando apenas o básico do gadget, o Switch é basicamente um tablet com uma GPU bastante potente feito especialmente com jogos em mente. Pensando nisso, é claro que programadores e entusiastas de tecnologia quiseram dar um jeito de colocar Android nesse tablet, e o Switchroot Team conseguiu fazer isso usando o Android 10 e obtendo um relativo sucesso:

Antes de mais nada é bom deixar claro: o processo necessário para instalar o Android no Nintendo Switch não é oficial, nem recomendado pela fabricante. Ele envolve violação do software do console através de root, o que invalida sua garantia e assistência especializada e pode até ser considerado ilegal por causa da abertura de possibilidades com pirataria.

Falando em pirataria, aliás, a instalação do Android 10 no Switch tem como principal recurso algo que a Nintendo odeia: emulação. Como o console foi feito especialmente para games, suas funções como tablet mesmo não são tão completas quando comparamos com outros tablets normais, feitos pra uso geral. Conforme explicado no vídeo, o interessante mesmo de colocar o Android num Switch é fazer isso para jogos também.

Além de poder usar emuladores com os controles da Nintendo e jogar até os clássicos da própria produtora pelo emulador, no Android, você também tem acesso a outros apps que podem deixar a experiência ainda mais variada. O SteamLink, por exemplo, é usado para fazer o stream de um jogo rodando no seu computador para um smartphone ou tablet Android, através da sua rede doméstica. Dá pra fazer isso então no Switch e usar os controles dele para jogar algo que o console sozinho jamais daria conta de rodar, como o popular Cyberpunk 2077.

Uma boa notícia para quem estiver interessado em tentar é que você não precisa abrir mão do sistema normal do Switch pra colocar Android nele. É possível fazer o processo com "dual boot", e deixar as duas experiências instaladas nele, escolhendo qual você quer usar quando reinicia o console. O Mundo Conectado não recomenda realizar ações não suportadas pela fabricante que violam a garantia dos seus produtos, mas as instruções para o processo estão no XDA-Developers, em inglês.

Fonte: XDA-Developers
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

DEU RUIM!!! Drone DJI AIR 2S bateu e quebrou durante testes do ActiveTrack + APAS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.