Huawei pode lançar notebook gamer e console em breve
Créditos: Divulgação Huawei

Huawei pode lançar notebook gamer e console em breve

Empresa já estava planejando esse lançamento, mas a venda da Honor atrapalhou os planos

A Huawei vem em uma crescente cada vez mais expressiva, principalmente pelo seu sucesso recente com smartphones. Agora a empresa está se planejando para alcançar novos mercados, mais precisamente, o gamer. Isso porque rumores recentes apontam que a empresa está desenvolvendo hardware para jogos, tanto um notebook como um console próprio.

10/02/2021 às 15:04
Notícia

Huawei não vai vender sua divisão de celulares - CEO da empre...

Ren Zhengfei aparece pessoalmente para acabar com especulações

Que a empresa estava desenvolvendo notebooks focado para o mercado gamer não é nenhuma novidade, isso porque a empresa já tinha anunciado os Honor Hunter V700. Porém, após pressões do governo dos EUA, a empresa se viu numa situação onde teve que vender toda a marca Honor, atrasando assim os planos da empresa de entrar no mundo dos jogos. Porém já era esperado que a empresa realmente insistisse no lançamento de um notebook para jogos em 2021.

Porém a surpresa seria ao console proprietário da empresa, que pode surgir para rivalizar com o Playstation e Xbox. Mas ainda não tem muitas informações sobre como será construído, mas espera-se que ele entre no mercado para concorrer realmente com os modelos mais robustos, não seguindo o conceito do Nintendo Switch e funcionando através de ARM.

Visite o site oficial do Huawei Brasil.


Leaker falou sobre o possível console da empresa no Weibo. Créditos: Reprodução / Willian Ferreira

Como informado pelo GSMArena, faz alguns anos que a AMD entrou em joint venture, uma espécie de “parceria”, com algumas empresas chinesas para a produção de CPUs baseadas na arquitetura Zen. Fazendo com que não seja impossível desse suposto console conseguir se comparar, na questão de processador, ao Playstation 5 e Xbox Series X  / S.

Mas não é impossível a empresa buscar uma solução caseira, visto que recentemente anunciou um PC funcionando através de uma CPU proprietária. O MateStation B515 foi anunciado com o processador HiSilicon Kunpeng 920, que nesse caso é baseado em ARM, e vindo com uma GPU AMD Radeon 430. Teoricamente, trocando a placa de vídeo para uma mais potente, a empresa já teria uma possível base para seu console, mas ainda fica em dúvida a questão de software.

Continua após a publicidade

Na questão de software a empresa pode já ter uma solução, ou ao menos, já ter um norte próprio para onde seguir. Isso porque no ano passado a empresa lançou sua plataforma de jogos, a GameCenter, que funcionava como um hub para desenvolvimento de jogos que utilizavam como base o Huawei Media Services para Android.

03/02/2021 às 17:06
Notícia

Huawei Harmony OS seria apenas um Android 10 modificado e com...

Reportagem aponta que sistema tem múltiplos arquivos copiados do SO da Google

Mesmo sendo já uma plataforma de jogos para Android, o GameCenter pode se expandir para atrair os mais diversos desenvolvedores de jogos independentes. Além disso, a plataforma pode servir como uma base de conteúdo, assim o novo console já sairia com jogos disponíveis para os usuários.

Não é muito crível que a empresa siga um pensamento de lançar um console com base em Android, principalmente por já ter lançado o Tron, um console que rodava o sistema operacional da Google não fez muito sucesso. Porém a empresa pode ter aproveitar essa experiência fracassada para aprender, e agora lançar um console Android definitivo.

Fonte: GSMArena, HuaweiCentral
User img

Willian Vieira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.