Sonda Chinesa Tianwen-1 tira sua primeira foto de Marte
Créditos: China National Space Administration/Divulgação 

Sonda Chinesa Tianwen-1 tira sua primeira foto de Marte

Até o momento, a sonda se encontra em bom estado e com os sistemas funcionando

Tianwen-1, a sonda da agência espacial chinesa, enviou sua primeira imagem de Marte. Lançada em julho do ano passado - junto com a rival americana - a sonda se preparou para entrar na órbita e pousar no planeta ontem, dia 10 de fevereiro. A foto, em preto e branco, foi liberada na última sexta-feira pela administração espacial nacional da China e mostra diversos pontos geológicos de Marte, como a cratera Schiaparelli e a Valles Marineris, um enorme desfiladeiro rochoso na superfície do planeta. 

De acordo com a agência, a foto foi tirada de uma distância de 2.2 milhões de quilômetros de distância. A sonda foi capaz de fazer "correções orbitais" utilizando um de seus motores de propulsão e capturar a imagem com clareza. A sonda já deve ter sido atraída pela gravidade do planeta e a missão se prepara para seu pouso. 


China National Space Administration/Divulgação 

O equipamento conta com um orbitador marciano, um dispositivo para sua aterrisagem e um pequeno andarilho que permite estudar o solo do gigante vermelho. A agência espacial espera que o andarilho pouse em Utopia, uma bacia de impacto de Marte, ainda em maio. 

A China vem investindo bilhões de dólares em seu programa de exploração espacial e conseguiu feitos impressionantes nas últimas décadas - incluindo enviar um ser humano ao espaço ainda em 2003. O país tem planos de construir uma estação espacial em 2022 e ganhar um espaço definitivo na órbita do planeta.

10/02/2021 às 20:33
Notícia

SpaceX fornecerá à NASA equipamento para missão à Lua em 2024

As duas companhias fecharam um acordo de 331,8 milhões de dólares

A sonda Tianwen-1 não é a primeira tentativa da China explorar Marte - o planeta é um desafio de outro nível para a maior parte das grandes potências do mundo. Várias missões dos Estados Unidos, Japão, India, Rússia e países da Europa terminaram em fracasso desde 1960. Incluindo uma da Russia, em 2011, quando a missão prematuramente falhou após problemas no lançamento da sonda. Até o momento, a agência afirma que todos os sistemas da Tianwen-1 estão em bom funcionamento.

Se tratando de astros mais próximos, o país possui dois andarilhos na Lua - o segundo deles consagrou a China como o primeiro país a conseguir pousar uma sonda no lado mais longe da Lua. 

Fonte: Science Alert
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Zenfone 8: o menor topo de linha de 2021? Tela de 5.9" e Snapdragon 888

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.