SpaceX fornecerá à NASA equipamento para missão à Lua em 2024
Créditos: SpaceX

SpaceX fornecerá à NASA equipamento para missão à Lua em 2024

As duas companhias fecharam um acordo de 331,8 milhões de dólares

A SpaceX e a NASA fecharam um acordo na terça-feira (09) no qual a empresa de Elon Musk ficará responsável por fornecer recursos para equipar a estação espacial Gateway, da agência norte-americana. Os serviços concedidos pela SpaceX incluem uma espaçonave e um alojamento pressurizado, os quais atribuíram ao contrato o valor de 331,8 milhões de dólares.

04/02/2021 às 15:47
Notícia

SpaceX confirma primeira missão espacial somente para "t...

A empresa escolherá três pessoas para orbitar a bordo da cápsula Crew Dragon por até cinco dias

Os elementos que a SpaceX irá entregar à NASA são a Power and Propulsion Element (PPE) e o Habitation and Logistics Outpost (HALO). A PPE é uma espaçonave de propulsão elétrica solar, que oferecerá energia, comunicações de alta velocidade, controle de atitude e a capacidade de mover a estação Gateway para diferentes locais da órbita lunar.

Já o HALO é o alojamento pressurizado no qual os astronautas presentes na Gateway trabalharão. Ele vai servir como centro de comando e controle, além de funcionar como um centro de acoplamento para o posto avançado. 


SpaceX/Divulgação

O HALO também distribuirá energia, fornecerá comunicações para veículos visitantes e expedições à superfície lunar e suplementará os sistemas de suporte de vida inclusos na espaçonave Orion, pela qual os astronautas da missão Artemis chegarão à Lua.

A Gateway possui um sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional, que atualmente encontra-se na órbita terrestre, em uma altitude de 418 km. A Gateway será uma uma estação intermediária entre a Terra e a Lua, segundo o site da NASA, “localizada a dezenas de centenas de milhas do ponto mais distante da superfície lunar”.

Continua após a publicidade


NASA/Reprodução

Ela servirá como um ponto de encontro para que os astronautas da missão Artemis possam transitar entre o ponto mais baixo da órbita lunar e a superfície da Lua

Segundo a NASA, após a integração entre o HALO e a PPE, ambos só devem ser lançados, no mínimo, em maio de 2024, e serão carregados para a localização desejada com o auxílio de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. O lançamento está programado para acontecer no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Via: Engadget Fonte: NASA
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Hands-on do Moto G60: câmera de 108MP, tela de 120Hz e bateria de 6.000 mAh são os destaques

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.