A Apple já contratou 53% da capacidade de produção da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) para produtos em litografia de 5 nm em 2021. A segunda empresa que mais vai ocupar as linhas de produção de última geração da fábrica será a Qualcomm, com 24% dos pedidos.
Hyundai afirma que não vai produzir o carro autônomo da Apple
Rumores apontavam que a fabricante sul-coreana como a parceira para o lançamento do primeiro carro da...
Para quem não conhece a TSMC, ela é responsável por fabricar os wafers que resultam nos chips usados em diversos produtos baseados em silício. Esses produtos incluem processadores e placas de vídeo para computadores e notebooks, assim como os chipsets que estão presentes em smartphones e outros dispositivos menores.
A litografia de 5 nm é a mais nova geração para fabricação de produtos com base em silício, chegando para substituir a de 7 nm. Cada redução no processo de produção costuma representar uma melhora na eficiência energética – normalmente obtida por aumentar o desempenho e reduzir o consumo.
Como a capacidade de produção das fábricas é limitada, os contratos para a fabricação desse tipo de produto são bastante concorridos. E, nesse caso, parece que a Apple saiu na frente da concorrência.
Fonte: Counterpoint Research/Reprodução
Atrás da Qualcomm, há outras quatro empresas que vão fabricar seus chips com o processo de 5 nm da TSMC. São elas: Samsung (5% da capacidade da fábrica), AMD (5%), Nvidia (3%) e MediaTek (2%).
Vale notar que 8% da capacidade das linhas de produção de 5 nm da fábrica taiwanesa estarão ocupadas por produtos de mineração de criptomoedas. Esse aumento na demanda por parte do mercado de Bitcoins e similares resultou num aumento dos preços que as fabricantes estão pagando pelos seus chips.
Além disso, vai ficar muito difícil de negociar uma ampliação na quantidade de wafers produzidos, caso alguma empresa veja um crescimento na procura por seus produtos.
Fonte: Counterpoint Research/Reprodução
No mundo da produção de chips em 7 nm para 2021, a fábrica da TSMC vai lidar com clientes bem mais variados. Aqui, quem mais vai ocupar as linhas de produção será a AMD, com 27% dos pedidos. A Nvidia não fica muito atrás, com 21% dos contratos.
As seguintes empresas também vão produzir chips em 7 nm em parceria com a TSMC: Qualcomm (12%), MediaTek (10%), Intel (7%), Broadcom (6%), Apple (6%), Samsung (5%) e Xilinx (2%). Outras empresas não citadas representam os 6% restantes.
Via: Guru3D Fonte: Counterpointreaserch