Qualcomm apresenta o modem X65 5G, que alcança até 10Gbps
Créditos: Qualcomm

Qualcomm apresenta o modem X65 5G, que alcança até 10Gbps

Novo chip promete trazer grandes ganhos na conexão móvel

A Qualcomm revelou hoje seu novo modem 5G, o X65. O componente deve começar a aparecer em produtos ainda esse ano e entrega velocidades de até 10Gbps. 

O novo chip de conexão da Qualcomm é o sucessor do X60, componente revelado no ano passado pela empresa e que começou a chegar ao mercado com o Snapdragon 888. O modelo atual conta com velocidades de até 7,5 Gbps.


(Imagem: Qualcomm/Divulgação)

Além de trazer mais velocidade de conexão, o novo modem conta com outros aprimoramentos em comparação ao seu antecessor. O X65 possui suporte ao protocolo 3GPP 16, que promete trazer grandes saltos no uso da conexão 5G.

O padrão 3GPP 16 tem como grande foco aprimorar o desempenho da conexão MIMO e também melhorar a autonomia de bateria durante o uso. O impacto promete ser tão grande que a Qualcomm chama a tecnologia de "5G fase 2".

Além disso, o modem X65 5G também conta com suporte para upgrades. O que isso significa? A Qualcomm pode realizar aprimoramentos no componente com o passar do tempo, garantindo mais longevidade para o produto.

Nova antena

O novo modem chega ao mercado acompanhado: a Qualcomm também revelou a antena Qualcomm 545, que trabalha com ondas milimétricas. O componente marca o início da quarta geração de antenas da fabricante, que conseguiu manter o mesmo tamanho do dispositivo anterior, mas com mais velocidade de transmissão.


(Imagem: Qualcomm/Divulgação)

A nova antena da Qualcomm também conta com uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para melhorar o desempenho de conexão. O algoritmo de IA consegue detectar com 30% mais precisão como o usuário está segurando o celular para melhorar a busca por sinal.

Continua após a publicidade

As grandes promessas do X65 mostram que a Qualcomm está de olho em criar chips cada vez mais velozes para o mercado de celulares. O suporte para upgrades e 10Gpbs, velocidade que nem é oferecida atualmente no padrão de conexão móvel, indicam que a empresa pretende continuar investindo em 5G.

O Snapdragon X65 será oferecido para as fabricantes de smartphones e deve começar a ser implementado em aparelhos ainda em 2021.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge, GSM Arena
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.