Índice do Artigo

Android

Qualcomm apresenta o modem X65 5G, que alcança até 10Gbps

Novo chip promete trazer grandes ganhos na conexão móvel

Qualcomm apresenta o modem X65 5G, que alcança até 10Gbps
Créditos: Qualcomm

A Qualcomm revelou hoje seu novo modem 5G, o X65. O componente deve começar a aparecer em produtos ainda esse ano e entrega velocidades de até 10Gbps. 

O novo chip de conexão da Qualcomm é o sucessor do X60, componente revelado no ano passado pela empresa e que começou a chegar ao mercado com o Snapdragon 888. O modelo atual conta com velocidades de até 7,5 Gbps.


(Imagem: Qualcomm/Divulgação)

Além de trazer mais velocidade de conexão, o novo modem conta com outros aprimoramentos em comparação ao seu antecessor. O X65 possui suporte ao protocolo 3GPP 16, que promete trazer grandes saltos no uso da conexão 5G.

O padrão 3GPP 16 tem como grande foco aprimorar o desempenho da conexão MIMO e também melhorar a autonomia de bateria durante o uso. O impacto promete ser tão grande que a Qualcomm chama a tecnologia de “5G fase 2”.

Além disso, o modem X65 5G também conta com suporte para upgrades. O que isso significa? A Qualcomm pode realizar aprimoramentos no componente com o passar do tempo, garantindo mais longevidade para o produto.

Nova antena

O novo modem chega ao mercado acompanhado: a Qualcomm também revelou a antena Qualcomm 545, que trabalha com ondas milimétricas. O componente marca o início da quarta geração de antenas da fabricante, que conseguiu manter o mesmo tamanho do dispositivo anterior, mas com mais velocidade de transmissão.


(Imagem: Qualcomm/Divulgação)

A nova antena da Qualcomm também conta com uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para melhorar o desempenho de conexão. O algoritmo de IA consegue detectar com 30% mais precisão como o usuário está segurando o celular para melhorar a busca por sinal.

As grandes promessas do X65 mostram que a Qualcomm está de olho em criar chips cada vez mais velozes para o mercado de celulares. O suporte para upgrades e 10Gpbs, velocidade que nem é oferecida atualmente no padrão de conexão móvel, indicam que a empresa pretende continuar investindo em 5G.

O Snapdragon X65 será oferecido para as fabricantes de smartphones e deve começar a ser implementado em aparelhos ainda em 2021.

Via: The Verge, GSM Arena