A Intel divulgou testes de desempenho do seu novo processador para notebooks, o Core i7-1185G7, com o objetivo de compará-lo diretamente com o Apple M1. Nesses benchmarks, a CPU da Intel se mostrou em média 30% mais rápida do que a concorrente, e chegou a ser até três vezes mais veloz em tarefas de produtividade.
Acer anuncia notebooks ConceptD 7 e 7 Pro, voltados para desi...
Computadores contam com Intel Core Gen10, placas de vídeo Nvidia, SSD 2TB e até 32Gb de RAM
É sempre bom olhar esses resultados com um certo ceticismo, já que eles são divulgados pela própria equipe de marketing da empresa. Só saberemos o desempenho real dos notebooks com esse processador quando eles chegarem ao mercado e sites independentes fizerem essa análise.
Mas, por enquanto, tudo o que temos até agora são promessas ambiciosas por parte da Intel. A empresa perdeu uma bela fatia do mercado quando a Apple anunciou que iria parar de usar seus processadores nos MacBooks – e agora partiu para o contra-ataque para cima da firma dirigida por Tim Cook.
Fonte: Intel/Divulgação
Os testes foram feitos com dois notebooks diferentes, ambos trazendo 16 GB de memória RAM. Um deles estava pareado com o Core i7-1185G7 da Intel e o outro com o Apple M1. O processador da Intel foi três vezes mais rápido no processo de melhorar uma imagem usando o WebXPRT 3 no Google Chrome.
Na hora de exportar um PowerPoint para PDF, o Core i7 foi 2,3 vezes mais rápido. De acordo com o site PC World, a Intel escolheu esses testes exatamente pelo seu processador de sair melhor neles. Por outro lado, são aplicativos de produtividade comumente usados por profissionais que vão comprar esses notebooks, então a sua inclusão tem seu mérito.
Fonte: Intel/Divulgação
Testes usando o Adobe Photoshop e o Premiere Pro também beneficiam o processador da Intel, que chega a ser 1,7 vezes mais rápido em tarefas de exportação. No Lightroom Classic, o Intel de 11ª geração chegou a ser 1,5 vezes mais rápido que o M1.
Para completar, temos a performance em jogos, que foi um pouco mais equilibrada. A Intel vence em Middle-Earth: Shadow of Mordor e Total War: Three Kingdoms. Já a Apple ganhou em Borderlands 3, Hitman e Shadow of the Tomb Raider.
Fonte: Intel/Divulgação
Para demonstrar a vantagem de rodar em notebooks com Windows, a Intel ainda listou 15 jogos que os MacBooks simplesmente não são capazes de rodar. São eles: Gears Tactics, Grid (2019), Metro: Exodus, Hitman 2, Far Cry New Dawn, Overwatch, Crysis Remastered, Halo MCC, Red Dead Redemption 2, PUBG, Monster Hunter World, Doom Eternal, Microsoft Flight Simulator 2020, Apex Legends e Rainbow Six Siege.
Fonte: Intel/DivulgaçãoVia: Notebook Check, PC World, Tom's Hardware Fonte: Adrenaline