O Instagram começou a fazer uma faxina em sua plataforma e está banindo contas revendidas da rede social. Ao todo, cerca de 400 perfis já foram desativados por ter ligação com grupos que roubam e repassam logins, normalmente com o propósito de promover esquemas e golpes.
De acordo com o Motherboard, boa parte das contas removidas possuía ligação com membros de fóruns como o "OGUsers", que é constantemente utilizado para o comércio de contas em redes sociais. O Instagram revelou que até descobriu a identidade de usuários por trás das ações ilegais e pretende acionar a justiça contra os cibercriminosos.
Uma das contas removidas que está ligada ao esquema de revendas. (Imagem: Motherboard/Reprodução)
Além de banir as contas ligadas com esquemas de revenda, o Instagram enviou uma ordem para os responsáveis pelos perfis alertando que a revenda de contas deve parar em até 48 horas. O pedido da empresa também solicita que os usuários identificados cometendo ilegalidades na plataforma denunciem mais participantes dos esquemas.
Trazendo a briga para o público
(Imagem: Android Authority/Reprodução)
A Instagram e sua empresa-mãe, o Facebook, disseram que já tomaram ações contra membros do fórum "OGUsers" para impedir a compra e venda de contas. Esta, porém, é a primeira vez que as companhias tornam a luta pública.
Instagram considera impedir compartilhamento de posts do feed...
Empresa já começou a testar o bloqueio em algumas regiões
O Motherboard também relata que o Facebook não está sozinho na luta para limpar suas redes sociais. O site indica que o Twitter e o TikTok também estão tentando diminuir o número de contas revendidas em suas plataformas.
O OGUsers é um dos mais famosos locais utilizados para compra e venda de contas em redes sociais. Alguns usuários da plataforma são acusados de roubar contas com usernames valiosos para comercializar no site por milhares de dólares.
A investida do Facebook aparentemente já começou a surtir efeito. O Motherboard teve acesso a uma publicação do fórum em que um dos usuários recomenda apagar qualquer rastro de negócios envolvendo o Instagram. "Eu tenho um processo em minhas mãos, então fechei meus serviços e meu Instagram foi banido depois que recebi uma ordem de cessar e desistir", disse o membro do fórum na publicação.
Via: Vice, Engadget