Instagram bane contas roubadas na rede social e pune revendedores de perfis
Créditos: Android Authority

Instagram bane contas roubadas na rede social e pune revendedores de perfis

Empresa chegou a processar usuários que comercializam perfis roubados

O Instagram começou a fazer uma faxina em sua plataforma e está banindo contas revendidas da rede social. Ao todo, cerca de 400 perfis já foram desativados por ter ligação com grupos que roubam e repassam logins, normalmente com o propósito de promover esquemas e golpes.

De acordo com o Motherboard, boa parte das contas removidas possuía ligação com membros de fóruns como o "OGUsers", que é constantemente utilizado para o comércio de contas em redes sociais. O Instagram revelou que até descobriu a identidade de usuários por trás das ações ilegais e pretende acionar a justiça contra os cibercriminosos.


Uma das contas removidas que está ligada ao esquema de revendas. (Imagem: Motherboard/Reprodução)

Além de banir as contas ligadas com esquemas de revenda, o Instagram enviou uma ordem para os responsáveis pelos perfis alertando que a revenda de contas deve parar em até 48 horas. O pedido da empresa também solicita que os usuários identificados cometendo ilegalidades na plataforma denunciem mais participantes dos esquemas.

Trazendo a briga para o público


(Imagem: Android Authority/Reprodução)

A Instagram e sua empresa-mãe, o Facebook, disseram que já tomaram ações contra membros do fórum "OGUsers" para impedir a compra e venda de contas. Esta, porém, é a primeira vez que as companhias tornam a luta pública. 

03/02/2021 às 10:22
Notícia

Instagram considera impedir compartilhamento de posts do feed...

Empresa já começou a testar o bloqueio em algumas regiões

O Motherboard também relata que o Facebook não está sozinho na luta para limpar suas redes sociais. O site indica que o Twitter e o TikTok também estão tentando diminuir o número de contas revendidas em suas plataformas.

O OGUsers é um dos mais famosos locais utilizados para compra e venda de contas em redes sociais. Alguns usuários da plataforma são acusados de roubar contas com usernames valiosos para comercializar no site por milhares de dólares.

Continua após a publicidade

A investida do Facebook aparentemente já começou a surtir efeito. O Motherboard teve acesso a uma publicação do fórum em que um dos usuários recomenda apagar qualquer rastro de negócios envolvendo o Instagram. "Eu tenho um processo em minhas mãos, então fechei meus serviços e meu Instagram foi banido depois que recebi uma ordem de cessar e desistir", disse o membro do fórum na publicação.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Vice, Engadget
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.