Índice do Artigo

Notícias

Instagram testa novo design de stories na vertical

Recurso chega para fazer frente ao TikTok

Instagram testa novo design de stories na vertical
Créditos: Instagram / Reprodução

O Instagram está trabalhando na implementação de um novo design dos stories, agora na vertical. O recurso, já adotado pelo TikTok, foi descoberto pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, que compartilhou a novidade em sua conta no Twitter.

Como é possível ver no post acima, a captura de tela mostra uma interface de usuário relativamente simples com um texto que diz: “Agora você pode deslizar para cima e para baixo para navegar pelos stories“. Logo abaixo, há um botão azul chamado “stories verticais”.

Procurado pelo pelo site TechCrunch, Paluzzi disse que o recurso aparentemente ainda está em testes. Ele revelou ter encontrado a novidade ao explorar o código do Instagram.

A rede social, por sua vez, confirmou ao portal que os stories verticais ainda estão em construção. “Este é um protótipo inicial e não está sendo testado no Instagram”, disse um porta-voz da empresa.

O redesign das publicações temporárias para navegação na vertical faz mais sentido, principalmente do ponto de vista de usabilidade em smartphones. É um movimento mais natural, já incorporado e amplamente utilizado para rolagem do feed das redes sociais, por exemplo. 

A mudança também pode representar uma nova guinada do Instagram no sentido de favorecer mais as postagens em vídeo em vez de imagens estáticas, para competir com o TikTok.

Mudança para melhor?

As diversas alterações na interface e implementação de novos recursos do Instagram já causam confusão. O próprio chefe da empresa, Adam Mosseri, admitiu certa insatisfação. Ele mesmo disse recentemente que a maioria das pessoas provavelmente nem entende a diferença entre o conteúdo IGTV e os Reels, por exemplo. O executivo afirmou também que a empresa está procurando maneiras de simplificar e consolidar suas ideias.

É importante lembrar que este tipo de teste é bastante comum, portanto, não é possível cravar que o novo recurso chegará ao grande público em algum momento. A novidade, no entanto, pode indicar um caminho que a empresa desenha para se aproximar do principal rival no momento. 

YouTube video

Via: TechCrunch