Amazon vai usar câmeras com tecnologia de IA para monitorar entregadores
Créditos: Vimeo/Amazon DSP Resources

Amazon vai usar câmeras com tecnologia de IA para monitorar entregadores

Câmeras vão gravar os funcionários da empresa o tempo todo, além de coletar dados para avaliações

A Amazon vai começar a usar câmeras com tecnologia de inteligência artificial (IA) para monitorar os seus entregadores e as vans que eles estão utilizando. As lentes estarão de olho nos funcionários da companhia durante todo o tempo, e suas imagens serão recolhidas para avaliações posteriores.

02/02/2021 às 20:31
Notícia

Jeff Bezos, fundador da Amazon, anuncia sua saída da posição ...

O bilionário continuará na empresa, entretanto, atuará a partir do terceiro semestre de 2021 como pre...

A equipe do site The Information entrevistou um motorista da Amazon para falar sobre o assunto. Ele explicou que as câmeras vão fazer com que um trabalho que já é difícil fique ainda mais estressante. Afinal, os entregadores terão que se preocupar com qualquer possível erro que uma IA possa interromper

Um vídeo feito pela Amazon que está como "não listado" no Vimeo explica melhor o sistema. Nele, a gerente sênior para segurança do último quilômetro, Karolina Haraldsdottir, explica como a empresa quer reduzir colisões e comportamentos arriscados dos motoristas.

Segundo a gerente, o sistema tem quatro câmeras de alta definição que constantemente gravam imagens do entregador e da van que ele está dirigindo. O motorista não é monitorado em tempo real, mas as gravações serão enviadas para uma equipe de segurança dedicada.


Fonte: Vimeo/Amazon DSP Resources

Chamado de Driveri, o sistema vai monitorar 16 ações diferentes. Isso inclui situações onde o motorista não para em locais onde há sinalização ou para quando o entregador dirigir acima do limite de velocidade.

Também há a possibilidade do próprio funcionário da Amazon decidir salvar uma gravação para ela ser enviada para a equipe de segurança. Isso seria útil no caso de algum outro motorista partir para cima dele com agressividade ou se o local de entrega estiver fechado.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, o principal funcionalidade da Driveri seria verificar se os seus entregadores estão dirigindo de maneira segura. O sistema seria capaz de detectar infrações de trânsito, chegando a avisar o motorista sobre possíveis violações ou más práticas ao volante.

"Nós estamos investindo em segurança em todas as nossas operações e recentemente começamos a implementar na nossa frota de entregas uma tecnologia de segurança baseada em câmeras que é líder na indústria. Essa tecnologia vai oferecer aos motoristas alertas em tempo real para ajudá-los a se manter seguros quando estamos na estrada".
Deborah Bass, porta-voz da Amazon

Via: Engadget, CNBC, Vimeo Fonte: The Information
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.