Computador quântico da IBM faz tarefas de meses em poucas horas
Créditos: IBM

Computador quântico da IBM faz tarefas de meses em poucas horas

Chamado de Qiskit, a IBM combina procedimentos de computadores tradicionais e quânticos

A IBM conseguiu melhorar significantemente o processamento de seus computadores quânticos utilizando um novo sistema, deixando essas máquinas muito mais práticas de realizarem certas tarefas. Utilizando um novo ambiente de execução de programa, o Qiskit, a pioneira de tecnologia conseguiu combinar um equilíbrio em como certas operações são feitas, utilizando métodos de computadores tradicionais e quânticos.

Com o Qiskit, tarefas que dependem de execução iterativa do circuito agora podem ser feitas até 100 vezes mais rapidamente. De acordo com a IBM, processos que demorariam meses para serem realizados agora podem ser feitos em questão de horas.


Via: Engadget. Fonte: IBM Research / Flicker

O sistema por si só permite que mais circuitos sejam executados em uma taxa bem mais rápida, podendo armazenar programas quânticos para que outros usuários possam executá-los. No entanto, ele também carrega programas em hardware convencional ao lado das máquinas quânticas. Usando esse procedimento, é possível cortar a latência entre o computador do usuário e o chip quântico. 

A empresa espera lançar o Qiskit em algum momento nesse ano. O calendário de lançamentos da IBM também inclui sistemas quânticos manipulando uma ampla gama de circuitos e vários outros desafios relacionados em computação, tudo para 2022. 

23/06/2020 às 15:07
Notícia

Supercomputador japonês Fugaku é o mais rápido do mundo

Ele utiliza 7.299.072 núcleos de CPU baseados na arquitetura ARM

Novos sistemas de controle e bibliotecas em 2023 ajudarão a IBM a atingir sua meta de executar sistemas com 1.000 ou mais qubits, deixando a empresa ainda mais próxima da "supremacia quântica", permitindo que essa tecnologia realize qualquer tipo de tarefa computacional.

A IBM reconhece que ainda tem um longo caminho pela frente - compara a tecnologia quântica de hoje aos primeiros computadores, em que era necessário extensa programação manual, levando muito tempo para realizar tarefas que hoje são triviais para qualquer computador pessoal Com o Qiskit e novo hardware, podemos ter um futuro onde idealmente qualquer pessoa poderá usar um computador quântico. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.