Samsung quer que fotos sejam processadas seguindo o gosto de cada usuário
Créditos: Samsung

Samsung quer que fotos sejam processadas seguindo o gosto de cada usuário

Executivo da empresa falou em pós-processamento adaptável como solução para uma câmera perfeita

Em entrevista ao site Engadget, um executivo da Samsung comentou o desejo de tornar o pós-processamento de fotos dos celulares adaptativo. Ao tirar uma foto com o seu aparelho, por exemplo, o sistema escolheria os detalhes de definição, cor e outras características com base em seu histórico.

A ideia é ver o que as fotos que não foram excluídas do armazenamento do seu celular têm em comum, quais são os aspectos que chamara a sua atenção para manter a fotografia. As edições feitas no sistema também seriam levadas em consideração, conforme explica Joshua Sungdae Cho, um dos principais nomes da empresa no desenvolvimento de câmeras.

Cho explica que para uma situação em que dez pessoas apontam o celular para um mesmo objeto o ideal é ter dez fotos diferentes geradas a partir do histórico de preferência de cada usuário. Ele comenta que seu objetivo é dar uma câmera que seja capaz de satisfazer todas as pessoas e por completo utilizando a personalização, alterando tonalidade, intensidade de brilho, definição e por aí vai.

Samsung encerra o suporte para
celulares da linha Galaxy A lançados em 2017

Apesar de empresas em geral seguirem algumas características constantes, o pós-processamento e o resultado de uma foto acaba mudando com tempo e de acordo com cada celular lançado. Os celulares da Samsung, por exemplo, são modificados de acordo com extensas pesquisas e questionários com consumidores.

Mas, utilizar inteligência artificial para agradar todo mundo não será fácil, Cho comento que a própria Samsung ainda não consegue fazer este tipo de implementação, isto estaria muito limitado ao poder de processamento. Esse tipo de prática só seria possível com a melhoria dos processadores, mais desempenho nos celulares.

E o pós-processamento conta muito para que um celular consiga se destacar, tanto quanto ter sensores de imagem poderosos e boas especificações de hardware. A prova disto é este teste cego de fotografia feito com celulares de 2020. O YouTuber Marques Brownlee colocou os grandes nomes em câmera de 2020 para duelar, mas quem escolheu o resultado foi o público e sem saber o nome de cada aparelho por trás de cada imagem. É possível reparar na escolha de efeitos de cada fabricante. Confira o vencedor no vídeo abaixo.

Via: DPreview
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

ONEPLUS NORD N10 5G! TELA 90Hz, CÂMERA de 64MP e MAIS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.