Huawei Harmony OS seria apenas um Android 10 modificado e com uma nova skin
Créditos: Huawei

Huawei Harmony OS seria apenas um Android 10 modificado e com uma nova skin

Reportagem aponta que sistema tem múltiplos arquivos copiados do SO da Google

O novo sistema operacional proprietário da Huawei, chamado de Harmony OS, não seria tão proprietário assim. Ao menos é isso que indica uma nova reportagem publicada por Ron Amadeo, do site Ars Technica, que aponta para a presença de uma série de arquivos do Android 10 no novo SO da fabricante chinesa.

23/01/2021 às 11:23
Notícia

Assista ao Harmony OS 2.0 rodando num Huawei Mate 30 em vídeo

Sistema não parece ser baseado no Android, como mostram primeiros testes

O repórter notou não apenas uma, como múltiplas referências a arquivos do Android. O Harmony OS também possuiria uma série de recursos simplesmente copiados do sistema da Google, incluindo o modo escuro, navegações por gestos, permissões de configurações e até mesmo o painel de notificações.

Site oficial: Huawei Harmony OS

Ao entrar na tela de informações de aplicativos, já fica imediatamente confirmado que o celular está rodando Android. Lá, é possível ver que estão rodando apps como "Android Services Library", "Android Shared Library" e ".com.Android.systemui.overlay".

Se você olhar para as informações do pacote "HarmonyOS System", o ícone do sistema Android vai aparecer junto da informação "versão 10". Vamos lembrar que, oficialmente, o sistema operacional da Huawei ainda está na versão 2.


Fonte: Ron Amadeo/Ars Techinca

Qualquer aplicativo da Huawei App Gallery que for instalado no celular também vai identificar que o celular está rodando o "Android 10 Q". E são vários os aplicativos disponíveis, já que é basicamente uma loja de aplicativos para Android.

Continua após a publicidade

O sistema operacional da Huawei chegou à sua versão 2 em dezembro de 2021, finalmente trazendo suporte a smartphones – ainda que numa fase beta de testes. Quem está na China e possui um celular como o P40 Pro teoricamente pode trocar o seu SO para o Harmony OS através de um confuso sistema de beta fechado.

Para quem está fora do país asiático, porém, é significativamente mais complicado ter acesso ao software. Amadeo teve que passar por uma espera de dois dias para ter os seus antecedentes checados.

Ele teve que achar o seu passaporte e mandar uma foto do documento para a Huawei, junto de informações como nome, endereço, email e número de telefone. Mais do que isso, o repórter ainda teve que enviar uma foto do seu cartão de crédito. Ao menos a empresa não executa nenhuma cobrança na fatura.

E não adianta piratear o kit de desenvolvimento de software do Harmony OS. Isso porque o emulador só começa a rodar quando você faz login com uma conta que tenha passado pela verificação de antecedentes.

Esse emulador não roda de maneira local na sua máquina, mas sim remotamente de algum computador ou celular que esteja fisicamente na China. Isso significa que é necessário interagir com um feed de vídeo cheio de latência. Os serviços de navegação e o navegador ficam desativados por padrão, para evitar o vazamento desse tipo de informação.

Via: WCCF Tech Fonte: Ars Technica
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

POR QUE estão falando TANTO do ROBÔ da NASA (PERSEVERANCE) em MARTE?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.