O protótipo mais recente da nave Starship da SpaceX, o SN9, foi lançado na última terça-feira, subindo quilômetros acima de suas instalações no sul do Texas em uma demonstração de voo bem sucedida antes de explodir durante a aterrisagem. Esta é a segunda falha seguida no processo de aterrisagem – o protótipo anterior, SN8, lançado em dezembro passado também explodiu durante esta etapa.
Segundo teste de grande altitude Starship da SpaceX pode acon...
Haverá uma transmissão ao vivo "alguns minutos antes da decolagem"
O lançamento da nave Starship SN9 ocorreu depois de semanas de tensão entre a SpaceX e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, que precisa aprovar lançamentos como este. Com o lançamento da nave SN8 em dezembro passado, a empresa de Elon Musk violou sua licença fornecida pela FAA. Isso resultou em uma investigação que acabou atrasando o lançamento da SN9, programado originalmente para 28 de janeiro.
Depois que a nave decolou com sucesso e subiu até 10 quilômetros acima da superfície da Terra, ela teve alguns problemas. Você pode conferir o momento em que as coisas começaram a dar errado a partir da marca de 11 minutos e 35 segundos do vídeo abaixo. "Estamos nos preparando para reiniciar dois motores, virar o veículo verticalmente e, em seguida, fazer a transição para um motor para a queima de pouso", diz a pessoa que narra a ação.
Em vez disso, a nave Starship SN9 bateu no solo com um ângulo de aproximadamente 45 graus, explodindo assim como aconteceu com a SN8. "Tivemos outro grande voo até o apogeu de 10km... Só temos que trabalhar um pouco nessa aterrisagem", disse o engenheiro da SpaceX John Insprucker, que costuma narrar as transmissões de vídeo ao vivo da empresa para lançamentos rotineiros do foguete Falcon 9.
Nave Starship SN9 durante o voo de teste na última terça-feira
(Reprodução/SpaceX)
Após o sucesso de sua cápsula Crew Dragon no ano passado, a SpaceX passou a tratar a nave Starship como prioridade. A empresa espera um dia usar o foguete super pesado para transportar pessoas e cargas para a órbita da Terra e além. Com o fracasso do voo de teste da nave Starship SN9, a FAA abriu uma investigação sobre a explosão e disse em um comunicado divulgado na noite de na terça-feira que "embora este tenha sido um voo de teste sem tripulação, a investigação identificará a causa raiz do acidente de hoje e possíveis oportunidades para aumentar ainda mais a segurança à medida que o programa se desenvolve".
Fonte: Engadget, The Verge