Helio M80 é o primeiro modem 5G da MediaTek com suporte a mmWave
Créditos: MediaTek

Helio M80 é o primeiro modem 5G da MediaTek com suporte a mmWave

Novo chip é também tem suporte a dual SIM 5G e VoNR.

A MediaTek revelou seu primeiro modem 5G com suporte a tecnologia mmWave. Chamado de Helio M80, o dispositivo é um sucessor direto do Helio M70 e vai competir diretamente com o outro modem 5G da Qualcomm, o Snapdragon X60. O M70 foi o primeiro modem 5G da empresa, mas não contava com suporte a frequência mmWave. O M80 promete correr atrás do prejuízo e combina o suporte a nova frequência e redes sub-6GHz no mesmo chip. 

O Helio M80 seguirá o mesmo padrão que seu antecessor como um modem integrado, ou seja, será acomodado com outros componentes como CPU, GPU e ISP no mesmo die. O H80 tem suporte a ambos os modos de 5G (standalone e non-standalone) com velocidade máxima (no papel) de download de até 7.67Gbps e velocidade de upload de até 3.67Gbps. Para referência, o Snapdragon X60 conta com downloads até 7.5Gbps e 3Gbps de upload. Já o modem integrado da Samsung, o Exynos 2100, conta com velocidades de 7.35Gbps e 3.67Gbps, respectivamente. 

Além do mmWave, o Helio M80 trará suporte a dual SIM 5G, dual NSA 5G e redes SA, além de Voice over New Radio (VoNR). O M80 também possui as tecnologias UltraSave Network Environment Detection e UltraSave Content Awareness da MediaTek, que podem ajustar dinamicamente a potência e a frequência operacional com base nas condições da rede.

O novo modem será comercializado no final de 2021, então há a possibilidade de vermos esse chip em algum processador antes do ano acabar. Detalhes sobre em qual MediaTek SoC o novo modem será lançado também permanecem desconhecidos até o momento.

Via: XDA Developers, Gizmochina
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

ONEPLUS NORD N10 5G! TELA 90Hz, CÂMERA de 64MP e MAIS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.