A SpaceX já realizou um teste de voo em grande altitude com a nave Starship anteriormente, e a segunda tentativa, apesar de atrasada, pode acontecer ainda hoje, 2 de fevereiro. A nave número 9 (SN9) tentará uma subida a 10 km (32.000 pés) antes de mudar para seus tanques de propulsor de pouso.
Elon Musk e SpaceX violaram licença em teste de foguete que e...
Agência de aviação dos EUA vai monitorar de perto lançamentos futuros da empresa
A SpaceX considerou seu primeiro teste de lançamento Starship em alta altitude um sucesso, apesar da nave ter explodido no final do evento. No entanto, a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) argumenta que a agência espacial violou os termos de sua licença de lançamento, desencadeando uma investigação e, por consequência, atrasando o segundo teste, originalmente agendado para 28 de janeiro. A FAA disse que “não comprometerá sua responsabilidade de proteger a segurança pública”.
A SpaceX disse que disponibilizará uma transmissão ao vivo do voo teste em seu site "alguns minutos antes da decolagem". Porém, não temos um horário exato.
Após o lançamento, a SN9 se reorientará iniciará uma descida aerodinâmica controlada. Os motores raptor irão reacender quando a nave estiver mais perto do solo e tentará outro "salto de pouso" antes de tocar na plataforma. Isso é um processo muito similar ao realizado com a SN8, com sucesso, tirando a parte do segundo salto mencionado anteriormente.
Essas manobras, de acordo com a SpaceX, “combinadas com o reabastecimento no espaço, são críticas para pousar a nave em destinos através do sistema solar onde superfícies preparadas ou pistas não existem, e retornar à Terra”.
SpaceX lança 143 satélites ao espaço com um único foguete
Recorde anterior era de 104 satélites levados ao espaço por um único foguete indiano em 2017
Ainda sobre a discordância com a FAA, Elon Musk foi ao Twitter e disse que a “divisão espacial da FAA tem uma estrutura regulatória fundamentalmente quebrada” e que “sob [suas] regras, a humanidade nunca irá a Marte”.
Via: Engadget