Nike anuncia os tênis FlyEase, calçado acessível que dispensa o uso das mãos
Créditos: Nike / The Verge

Nike anuncia os tênis FlyEase, calçado acessível que dispensa o uso das mãos

O tênis estará disponível no dia 15 de fevereiro para parceiros Nike selecionados

Trazendo mais inovação ao mundo dos calçados, a Nike anunciou um novo tênis que promete ser um marco no quesito acessibilidade e fácil uso. Chamado de Go FlyEase, o calçado possui uma tecnologia "sem contato" das mãos. O tênis é voltado para o uso atlético e cotidiano, e estará disponível para compra por 120 dólares. 

A inovação aqui está em uma dobradiça especial que posiciona o calçado em duas posições: uma com a dobradiça levantando a sola num ângulo de mais ou menos 30 graus para que o usuário consiga facilmente calçá-lo e outra em posição reta, em que a parte externa do tênis se acopla a interna, ficando preso ao pé de forma segura. Esse mecanismo basicamente torna o FlyEase em dois calçados em um. 

O conceito foi desenvolvido a partir do simples princípio de movimento em que as pessoas fazem ao retirar sapatos como crocs, sandálias e outros tênis sem cadarço, em que o usuário apoia a ponta do pé na parte de trás do tênis, na área do calcanhar, fazendo pressão para baixo enquanto o pé com o calçado se levanta, tirando o sapato. A Nike chama esse mecanismo do FlyEase de "kickstand heel" (calcanhar de apoio, em tradução livre), sendo possível tirar o tênis e ainda deixá-lo em uma posição pronta para usá-lo novamente. 

Apesar do apelo estético do calçado, a Nike afirma que o propósito foi voltado para acessibilidade. O tênis se torna uma ótima opção para pessoas com necessidades especiais, psíquicas ou motoras, em que amarrar cadarço ou fazer certo nível de esforço físico torna o processo desgastante. 

A marca FlyEase foi criada pelo designer Tobie Hatfield, que passou anos trabalhando na Nike criando e conceituando diversos calçados com o quesito da acessibilidade em mente. O processo de criação resultou em calçados bem únicos, como o Nike Mag, inspirado em "De Volta Para o Futuro". 

A fabricante disse que o calçado será lançado dia 15 de fevereiro para "parceiros Nike selecionados", não especificando quantas unidades serão disponibilizadas. A Nike confirmou que está planejando uma disponibilidade maior para os consumidores gerais mais tarde nesse ano. 

Via: The Verge
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.