Patente da Samsung mostra celular com câmera retrátil giratória
Créditos: Reprodução/LetsGoDigital/Concept Creator

Patente da Samsung mostra celular com câmera retrátil giratória

Ela expande o conceito de câmera giratória introduzido pela empresa com o smartphone Galaxy A80

A Samsung lançou seu smartphone Galaxy A80 em meados de 2019. O que chama a atenção neste aparelho é que ele vem equipado com uma câmera giratória que pode ser usada para selfies e para fotos tradicionais. Agora uma nova patente da empresa descoberta pelo site LetsGoDigital parece indicar que ela aplicará este conceito em um módulo de câmera retrátil que poderá ser introduzido com o suposto Galaxy A82 5G.

10/04/2019 às 11:09
Notícia

Samsung anuncia Galaxy A80 estreando Snapdragon 730 e sistema...

Aparelho traz conjunto triplo de câmeras capaz de girar para frente com slider automático

A nova patente da Samsung foi publicada pelo WIPO (Escritório Mundial de Propriedade Intelectual) no dia 14 de janeiro de 2021 e é relacionada a um "dispositivo eletrônico incluindo módulo de câmera". A documentação da patente com 70 páginas (formato PDF) descreve um smartphone com uma câmera retrátil que gira para ser usada como câmera frontal para selfies e como câmera traseira fotos tradicionais e gravação de vídeos. As imagens da patente mostram o módulo de câmera retrátil com formato cilíndrico e três lentes.

Por padrão, o módulo armazenado em seu compartimento no aparelho fica voltado para a parte traseira e as três lentes são visíveis. Se o usuário quiser tirar uma selfie, a câmera se elevará parcialmente do seu compartimento girará para ficar voltada para a parte frontal.

Um detalhe importante é que quando ele estiver sendo usado para selfies ou para chamadas de vídeo, apenas uma das três câmeras ficará disponível para uso. As outras duas câmeras permanecem dentro do compartimento no smartphone e são desativadas automaticamente.

Patente da Samsung mostra celular com câmera retrátil giratória
Reprodução/LetsGoDigital

O mecanismo de câmera retrátil funciona de forma automática. Um pequeno motor fornece a potência necessária e duas engrenagens e um longo eixo são usados para permitir que o módulo de câmera gire e saia de seu compartimento. Um painel com uma placa de circuito impresso integrada se move para cima e para baixo juntamente com o sistema de câmera. Este painel fica localizado diretamente sob o sistema de câmera retrátil. Quando a câmera “sobe”, uma abertura é criada na parte traseira e ela é coberta pelo painel. 

Patente da Samsung mostra celular com câmera retrátil giratória
Reprodução/LetsGoDigital

Continua após a publicidade

É importante destacar que a publicação desta patente não significa necessariamente que ela resultará em um produto comercialmente viável para a Samsung. O sistema de câmera parece ser bem frágil e não duraria muito sob certas condições de uso. Para ilustrar o conceito apresentado na patente descoberta pelo site LetsGoDigital, o designer Jermaine Smit (Concept Creator) criou algumas imagens renderizadas mostrando como seria um smartphone baseado nela. Confira abaixo:


Reprodução/LetsGoDigital/Concept Creator

Conheça o smartphone Galaxy A80:

Fonte: Gizmochina, LetsGoDigital
User img

Fabio Rosolen

ONEPLUS NORD N10 5G! TELA 90Hz, CÂMERA de 64MP e MAIS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.