Pesquisadores do MIT trabalham em rede neural "líquida" que está sempre aprendendo
Créditos: Progressive.in

Pesquisadores do MIT trabalham em rede neural "líquida" que está sempre aprendendo

A ideia é criar sistemas que se adaptam a mudanças constantes em sua usabilidade

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) estão trabalhando numa nova rede neural com a capacidade de aprender constantemente. Eles chamam a rede de "líquida", por causa dessa adaptabilidade que poderia resultar em sistemas com algoritmos que se modificam sozinhos conforme executam seu trabalho para se adaptar a possíveis novas condições.

Atualmente a maior parte das redes neurais passa por uma fase de "treinamento", para depois ser entregue como um produto pronto, que não se modifica mais. A ideia da nova tecnologia do MIT é ter uma rede neural "líquida" que nunca deixaria de aprender, fazendo modificações conforme é exposta a novos dados.

Um sistema do tipo tem muitas vantagens em potencial, especialmente em carros autônomos por exemplo. Uma rede neural capaz de se adaptar não dependeria de updates constantes de uma central e estaria sempre melhorando a sua capacidade de dirigir no contexto em que o carro é realmente utilizado pelo seu motorista.

Hasani diz ainda que a ideia para a rede neural "líquida" desenvolvida no MIT veio de um pequeno verme com apenas um milímetro de comprimento, o Caenorhabditis elegans. Com seu minúsculo tamanho, o nematoide tem apenas 302 neurônios, mas ainda consegue gerar dinâmicas complexas e inesperadas. O pesquisador afirma, então, que se inspirou na maneira que os neurônios do C. elegans se comunicam entre si para fazer uma rede neural com um funcionamento parecido.

Fonte: The Next Web
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

POR QUE estão falando TANTO do ROBÔ da NASA (PERSEVERANCE) em MARTE?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.