Novo cavalo de troia Vadokrist ajuda outros vírus a roubar seus dados bancários
Créditos: Martha Beck

Novo cavalo de troia Vadokrist ajuda outros vírus a roubar seus dados bancários

Um vírus simples, mas que pode fazer muito estrago - veja como se prevenir

Um novo cavalo de troia circula na internet com um jeito bem peculiar de prejudicar os sistemas infectados. O vírus em si, que se chama Vadokrist, não faz a maior parte do estrago, em vez disso, ele abre condições e facilita a ação de outros vírus - uma espécie de "cavalo de troia de cavalos de troia". Segundo dados da agência de segurança online ESET, o Vadokrist está agindo bastante na América Latina, em especial no Brasil.

O que o Vadokrist faz na máquina infectada é coletar informações importantes do sistema para compartilhar com outros cavalos de troia, como o Amavaldo, o Casbaneiro, o Grandoeiro e o Mekotio. Esses, sim, que vão roubar seus dados bancários. O Vadokrist em si só consegue pegar o nome do usuário.

Mas, além de compartilhar informações para ajudar na infecção de outros vírus, o Vadokrist também dificulta a capacidade do usuário se defender. O malware é capaz de simular comandos do mouse e do teclado da vítima, além de prevenir o acesso a sites de banco não deixando os navegadores funcionarem corretamente. Segundo o ESET, isso é um modo de evitar que a pessoa acesse a conta online e tente parar o ataque de alguma maneira.

13/12/2020 às 15:42
Notícia

Campanha de Malware infecta 30.000 usuários por dia, aponta M...

Vírus afeta múltiplos navegadores e injeta propagandas nos sites de busca

O Vadokrist infecta seu computador através de um arquivo executável de instalação, acompanhado de um arquivo CAB. O usuário despreparado baixa esses arquivos através de mensagens de spam, promoções falsas ou tentando baixar programas em sites duvidosos. Uma vez executado, o Vadokrist acessa o CAB que vem com ele e extrai os conteúdos malignos no computador infectado.

Sendo assim, a técnica para se proteger do novo cavalo de troia é a mais antiga que existe no mundo da informática: nunca baixe arquivos de mensagens duvidosas, muito menos clique em arquivos executáveis de origem desconhecida. Manter seu antivírus atualizado também é sempre recomendável.

Fonte: Exame
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.