A Canon liberou nesta quinta-feira (28) o relatório do ano fiscal de 2020 (FY2020) — que seguiu o calendário e foi de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020. Apesar do tumulto enfrentado ao longo do ano, os resultados são esperançosos para a empresa.
GoPro funcional é encontrada depois de 6 anos no mar - Veja v...
A câmera foi resgatada em um mutirão para remover o lixo do mar do Havaí
O ano de 2020 trouxe para a Canon 6,8 bilhões de dólares em vendas líquidas e um lucro operacional de US$ 690 milhões. Esses valores representam uma queda de 11,8% nas vendas em relação a 2019 e aumento de 49,1% do lucro, também em relação ao ano anterior.
Embora a queda das vendas tenha sido significativa, ainda ficou abaixo do cenário projetado pela Canon, que esperava decréscimo de 14,7% e superávit do lucro de apenas 5,9% comparado ao ano fiscal de 2019.
Chuttersnap/Unsplash/Reprodução
A divisão de imagens da Canon — composta por câmeras, lentes, impressoras a jato de tinta e outros produtos fotográficos — registrou, em relação às vendas de câmeras, um total de 3,4 bilhões de dólares. Apesar desse número ser maior do que os US$ 3,2 bilhões projetados, ainda caiu 25,5% em comparação ao ano anterior.
Especificando ainda mais, a empresa vendeu 2,76 milhões de unidades de câmeras digitais com lentes intercambiáveis (DSLRs), o que ainda representa uma queda de 34% nas vendas anuais desse produto.
Sharegrid/Unsplash/Reprodução
No entanto, a companhia tem expectativa de que o ano fiscal de 2021 resulte em um aumento de 1% nas vendas de DSLRs. Caso isso ocorra, será a segunda vez desde 2013 que a Canon experimentará registro de crescimento nessa divisão, tendo a primeira vez sido em 2016.
Segundo o site DP Review, desde 2012, o mercado de fotografia digital está praticamente em queda livre, diminuindo cerca de dois dígitos percentuais por ano.
Canon disponibiliza site que permite tirar fotos da Terra usa...
O microssatélite de codenome CE-SAT-1 fornece imagens pré-capturadas para a demonstração
A Canon afirma que o mercado de fotografia deve se estabilizar em 2021, e espera que a contração anual do setor seja limitada a apenas 3%, o que é um grande avanço em comparação com a média de -20% observada pelo menos nos últimos quatro anos.
Analisando outra fonte de esperança, a empresa divulgou que seu estoque da divisão de imagens está girando mais rápido em relação a 2019. O ano de 2020 trouxe uma média de 59 dias; já o ano anterior, 66.
Fonte: DP Review