A Amazon está trabalhando num recurso chamado Hunches para a Alexa, a ideia é fazer sua assistente ainda mais proativa, fazendo tarefas de casa sem precisar ser ordenada. Hunches pode ser traduzido como "palpites" e é basicamente desta forma que a funcionalidade dentro das configurações opera.
Ao tocar o despertador logo pela manhã, a Alexa pode se conectar a sua cafeteira inteligente e começar a preparar o seu café, por exemplo. Também pode desligar as luzes quando você for dormir, alterar termostatos e até colocar robôs de limpeza para operar, tudo isso apredendo o comportamento do dono no lar.
Apesar da premissa de liberdade à assistente virtual, a configuração é feita através do aplicativo Amazon Alexa e permite que você impeça a comunicação dela com outros dispositivos. Mas, a funcionalidade acaba sendo muito interessante para quem tem uma casa com diversos aparelhos inteligentes conectados e já vê certa dependência na assistente. Dessa forma, ao sair de casa, por exemplo, basta dar tchau para a Alexa e ela vai desligar e ligar as luzes desejadas, fechar travas elétricas configuradas e fazer a checagem que você faria antes de sair.
De acordo com a Amazon, dar este tipo de liberdade é uma forma de facilitar a vida do usuário, a empresa comenta que desta forma livra as pessoas de diversos detalhes que antes precisavam se preocupar.
Atualmente, com a Alexa, é possível ter o controle de diversos dispositivos em casa. Aqui no estúdio do Mundo Conectado nós já demonstramos como é possível controlar televisão e até mesmo o ar condicionado utilizando comandos de voz. Os principais aparelhos da Amazon para oferecer este tipo de serviço atualmente são: Echo Dot, Echo Spot, Echo Show e Echo Studio. Você pode encontrar a linha Echo no site da empresa.
Caso não conheça o funcionamento deste tipo de auxiliar, você pode conferir nosso vídeo apresentando os principais usos dela, incluindo jogos e outras aplicações de entretenimento.