Momentos depois da Xiaomi anunciar sua tecnologia de carregamento sem fio à distância, a Motorola também veio demonstrar que está trabalhando no recurso. Usando um carregador que aparentemente se chama Motorola One Hyper, a fabricante mostrou num vídeo dois Motorola Edge sendo carregados a 80cm e a 1 metro do carregador.
A Motorola chama sua tecnologia de "jeito certo de fazer carregamento sem fio", o que parece uma provocação contra a Xiaomi, mas que pode não ser. A empresa pode estar se referindo ao jeito atual de fazer carregamento sem fio que exige deixar o aparelho em cima do carregador, o que não faz lá muita diferença de conectar o plug para carregar de uma vez. Então o "jeito" certo seria poder carregar seu celular de mais longe, sem ficar preso.
A tecnologia parece estar nitidamente em fase de testes, mas funciona muito bem no vídeo. Os celulares começam a recarregar assim que entram na frente do carregador, dá pra ver na tela o sinal de recarga. Mas, qualquer obstáculo na frente do carregador interrompe o processo, como também é mostrado no vídeo quando alguém coloca a mão na frente do gadget. Isso seria um problema para o uso prático em casa, já que o usuário não poderia aproveitar a liberdade de carregar à distância se preocupando em não deixar nada passar na frente do carregador.
Xiaomi Mi Air Charge pode carregar dispositivos à distância e...
Tecnologia suporta carregamento remoto de 5 watts para um ou mais dispositivos
Na demonstração são usados dois Motorola Edge, provavelmente modificados para serem compatíveis com o carregador. Infelizmente a Motorola não deu detalhes sobre o processo, então temos apenas especulações. Se os aparelhos não precisaram de modificações para serem compatíveis com o carregador, essa solução seria mais interessante ainda.
Como a Motorola não passou números a respeito de sua tecnologia de carregamento, não sabemos qual a taxa ou velocidade de recarga. O carregamento por indução Qi já é normalmente mais lento do que carregar diretamente pelo cabo, então seria interessante saber se essa velocidade cai ainda mais colocando os celulares mais longe.
Fonte: GSMArena