Xiaomi Mi Air Charge pode carregar dispositivos à distância e sem fios
Créditos: Reprodução/Xiaomi

Xiaomi Mi Air Charge pode carregar dispositivos à distância e sem fios

Tecnologia suporta carregamento remoto de 5 watts para um ou mais dispositivos

A Xiaomi anunciou nesta sexta-feira, 29 de janeiro, sua nova tecnologia de carregamento Mi Air Charge. Esta nova tecnologia de carregamento sem fio é diferente das tradicionais, já que ela pode carregar os dispositivos à distância e não requer que eles sejam posicionados sobre uma base. Com isso ela deve oferecer uma experiência verdadeiramente livre de fios.

28/01/2021 às 15:16
Notícia

Xiaomi deve lançar celular com carregamento wireless de 67W, ...

Linhas de código da MIUI 12.5 beta apontam para um modelo de duas variantes ou dois celulares com a t...

De acordo com o anúncio da Xiaomi, o núcleo desta tecnologia de carregamento remoto é baseado no posicionamento espacial e na transmissão de energia. A empresa diz que desenvolveu uma pilha de carregamento isolada com antenas de cinco fases que podem detectar a localização de um smartphone. Com o dispositivo localizado, outra matriz de controle de fase composta por 144 antenas transmite ondas milimétricas ao telefone via beamforming para carregar sua bateria.

Para o carregamento remoto funcionar com um smartphone, a Xiaomi desenvolveu um conjunto de antenas miniaturizadas que inclui um “beacon” para transmissão e as "antenas receptoras". Assim as ondas milimétricas são convertidas em energia elétrica para carregar a bateria do aparelho.


Reprodução/Xiaomi

Atualmente a tecnologia de carregamento Xiaomi Mi Air Charge suporta carregamento remoto de 5 watts para um único dispositivo dentro de um raio de vários metros. Além disso, a empresa chinesa afirma que vários dispositivos também podem ser carregados ao mesmo tempo (cada dispositivo suporta 5 watts) e mesmo obstáculos físicos não reduzem a eficiência de carregamento. Basta ter o hub de carga Mi Air Charge em sua casa e um dispositivo compatível para o carregamento remoto funcionar.

Xiaomi Mi Air Charge pode carregar dispositivos à distância e sem fios
Reprodução/Xiaomi

Em seu anúncio a Xiaomi afirmou que futuramente esta tecnologia deve funcionar para carregar a bateria de dispositivos vestíveis inteligentes como smartwatches, braceletes, pulseiras e outros. A empresa também está trabalhando para incluir a tecnologia em dispositivos como alto-falantes inteligentes, lâmpadas de mesa e outros que compões o ecossistema de casas inteligentes para que os usuários tenham uma experiência completamente livre de fios.

Continua após a publicidade

E agora a má notícia: Agatha Tang, da Xiaomi, disse que a tecnologia Mi Air Charge não estará disponível para os consumidores neste ano. No estágio atual ela está sendo usada apenas para demonstração do conceito de carregamento remoto:

Via: Neowin.net, XDA Developers Fonte: Xiaomi
User img

Fabio Rosolen

Celular GAMER barato? Testamos o Black Shark 4, o custo-benefício da Xiaomi

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.