Apple, Amazon e Google lideram ranking das marcas mais valiosas do mundo

Apple, Amazon e Google lideram ranking das marcas mais valiosas do mundo

A Apple ultrapassou a Amazon e registrou um crescimento de 87% em relação ao ano anterior

O Global 500 2021, elaborado pela empresa de consultoria Brand Finance, destacou os feitos das marcas mais valiosas do mundo. A Apple ultrapassou a Amazon e o Google após um crescimento anual de 87%, o que fez com que a empresa passasse a valer US$ 263,4 bilhões.

Segundo o relatório, o sucesso da Apple se deve à capacidade da empresa de se reinventar e à transformação que adquiriu sob a liderança de Tim Cook

Um fator importante foi a diversificação dos serviços, que pararam de se concentrar apenas no iPhone — em 2020, as vendas do celular da Apple configuraram metade da receita da empresa, enquanto em 2015 esse número era equivalente a dois terços.


Pontos e Viagens/Reprodução

A expansão da marca chegou a serviços digitais e de assinatura, incluindo App Store, iCloud, Apple Podcasts, Apple Music, Apple TV e Apple Arcade. De acordo com a Brand Finance, apenas no primeiro dia do ano, os clientes da App Store gastaram US$ 540 milhões na loja.

O relatório ainda informa que a Apple foi a primeira empresa dos EUA a atingir uma capitalização de mercado de US$ 2 trilhões em agosto de 2020. Foi a primeira vez, desde 2016, que a Apple ficou no topo da lista.

28/01/2021 às 09:02
Notícia

Elon Musk trava disputa com a Amazon para adicionar sistema d...

A companhia Starlink solicitou mudanças a FCC que podem prejudicar os planos da Amazon

Quanto à Amazon, que antes ocupava a primeira posição do ranking, obteve ao longo do ano um crescimento de 15%, o que elevou o seu valor para US$ 254,2 bilhões.

Continua após a publicidade

A companhia de Jeff Bezos foi uma das únicas marcas que obteve vantagem considerável com as consequências da pandemia de COVID-19. Os dados da Brand Finance relatam que durante o segundo e terceiro trimestre de 2020, as plataformas de e-commerce tiveram o maior crescimento de receita desde 2016.

As inovações da Amazon durante a pandemia circulam pela aquisição de 11 aviões de companhias aéreas — para expandir a capacidade logística — e da entrada no setor de saúde com o Amazon Pharmacy e a fitness tracker Halo.


Pulseira fitness Halo. Gizmodo Brasil/Reprodução

Por fim, a Google agora ocupa a terceira posição da lista, com o valor de US$ 191,2 bilhões e o registro do crescimento de 1% em relação ao ano anterior. A empresa registrou seu primeiro declínio de receita como resultado da pandemia. A grande maioria da receita da marca vem de publicidade, que sofreu um grande abalo no ano passado.

O Global 500 da Brand Finance é um relatório anual que analisa os resultados das empresas naquele período, e as classifica de acordo com o retorno financeiro que obtiveram. A Brand Finance é uma das principais empresas de avaliação de negócios do mercado mundial.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Brand Finance
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Compramos um iPhone Fake e tivemos uma surpresa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.