WhatsApp passa a exigir autenticação biométrica para utilização das versões Web e PC
Créditos: Divulgação/WhatsApp

WhatsApp passa a exigir autenticação biométrica para utilização das versões Web e PC

Segundo a empresa, nenhum tipo dado sobre a digital ou do rosto do usuário será coletado pelo aplicativo

Em meio as diversas polêmicas envolvendo as mudanças das políticas de privacidade anunciadas para o começo desse ano, o Facebook agora está trazendo novidades para os usuários do WhatsApp que dizem a respeito da segurança das contas.

Nesta quinta-feira (28), a empresa anunciou que a partir das próximas semanas, o usuário que deseja utilizar as versões de computador e Web do WhatsApp terá que realizar uma autenticação por biometria (seja pelo leitor de impressões digitais, pelo reconhecimento facial ou Face ID, nesse último caso para os iPhones) para realizar o acesso de suas conversas por essas plataformas.

Após a realização dessa autenticação, a pessoa poderá realizar a leitura do QR Code no computador através da câmera do smartphone para configurar o WhatsApp Web em um novo dispositivo.

O novo recurso de autenticação biométrica estará ativo por padrão, e a única maneira de não acioná-lo ao vincular sua conta é removendo por completo as opções de desbloqueio facial ou digital do aparelho. O WhatsApp mandará uma notificação quando um novo dispositivo foi vinculado a conta, e caso tenha alguma suspeita dessa conexão, ainda será possível desvincular o aparelho diretamente do seu smartphone.

23/01/2021 às 17:35
Artigo

Nova politica de privacidade do Whatsapp - O que muda? Preci...

O WhatsApp vai alterar a forma como trata os dados dos usuários a partir de 8 de fevereiro de 2021

Na publicação de anúncio dessa novidade, o WhatsApp diz que o aplicativo não terá acesso e coletará suas informações relativas à biometria ou sobre os dados faciais do usuário. A leitura e desbloqueio serão feitas pelo próprio sistema operacional do smartphone, onde será utilizado as próprias APIs disponibilizadas pela Google e Apple para a realização dessas tarefas, as mesmas que são utilizadas, por exemplo, em aplicativos para acesso de contas bancarias.

Continua após a publicidade

A nova função de segurança para acesso ao WhatsApp Web começou a ser liberada hoje (28), e deverá estar disponível para todos os usuários nas próximas semanas. A empresa parece estar focada em levar mais recursos para seu mensageiro em sua versão para computadores e navegadores, revelando em seu anúncio que "vai adicionar muito mais funcionalidade a [seus] aplicativos para Mac e Windows, bem como para a Web" ao longo deste ano.

Fonte: Engadget, AndroidAuthority
User img

Pedro Henrique

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.