Facebook vai permitir que pesquisadores avaliem seus dados de propaganda política
Créditos: The Daily Dot

Facebook vai permitir que pesquisadores avaliem seus dados de propaganda política

Depois de proibir uma pesquisa parecida em outubro, rede social libera acesso em fevereiro

O Facebook anunciou que pretende oferecer acesso aos seus dados de anúncios políticos durante as eleições dos EUA para pesquisadores do assunto. A fim de aumentar a transparência e "proteger as eleições", a plataforma vai disponibilizar dados em mais de 1,3 milhão de assuntos que foram abordados em todo tipo de propaganda política durante os três meses antes da eleição em novembro de 2020 nos EUA.

Para compartilhar esses dados, a rede social criou uma ferramenta chamada FORT: Facebook Open Research and Transparency. O nome pode ser traduzido como "pesquisa aberta e transparência do Facebook". Além de organizar o acesso aos dados, a plataforma vai garantir um controle maior ao Facebook sobre quem está acessando, já que novos pesquisadores serão aprovados somente uma vez por trimestre.

25/09/2020 às 14:58
Notícia

Facebook permitiu centenas de anúncios enganosos sobre as ele...

Financiadores do conteúdo seriam comitês de ambos os partidos

O estabelecimento do FORT e a narrativa do Facebook sobre transparência não vieram "do nada". Em outubro do ano passado, logo antes das eleições, a rede social de Zuckerberg exigiu que um grupo de pesquisadores da Universidade de NY parassem com um projeto de pesquisa de anúncios políticos. A pesquisa era feita com dados enviados por milhares de voluntários, que usavam uma extensão no navegador que permitia acessar os dados sobre anúncios que eram mostrados a eles.

Os pesquisadores poderão acessar os dados de propaganda política no Facebook a partir de fevereiro. No início do mesmo mês, a plataforma vai também mover seu rastreador de gastos de campanha da sua página de Biblioteca de Anúncios para sua página das eleições, para ficar imediatamente visível para mais gente.

Fonte: Engadget
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

ONEPLUS NORD N10 5G! TELA 90Hz, CÂMERA de 64MP e MAIS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.