Google está trabalhando para trazer UWB para o Android
Créditos: Reprodução/Universmartphone

Google está trabalhando para trazer UWB para o Android

Novas APIs com a tecnologia foram recentemente adicionadas ao Sistema Operacional

Leitura Rápida

  • A Google pode adicionar suporte para UWB em breve
  • Foram encontradas novas APIs no sistema operacional, indicando a novidade
  • É esperado que a próxima atualização traga a tecnologia já presente nos iPhones e Galaxy Note20 e Note20 Ultra

O site XDA-Developers acaba de descobrir que a Google pode trazer a tecnologia UWB para o Android em breve. Segundo o site, a gigante de tecnologia está adicionando uma nova API no AOSP (Android Open Source Project) do sistema operacional, dando maior suporte para a conectividade sem fio. A esperança é que isso permite que mais desenvolvedores consigam criar soluções usando a novidade.

O site XDA-Developers conta com diversos colaboradores que possuem alto conhecimento em desenvolvimento de softwares. Muitos deles investigam as linhas de comando e encontram novidades antes de elas serem oficiais. Como o Android é um software de código aberto, é ainda mais fácil de encontrar as novidades antes de anúncios. Apesar disso, nada ainda foi confirmado pela Google e, pode ser que não seja adicionado na próxima atualização. 

24/10/2020 às 14:08
Artigo

Entenda o que é o chip UWB presente nos iPhones 11 e 12 e nos...

Veja como funciona a nova proposta de transmissão de dados da Samsung e da Apple

O UWB é a sigla para Ultra Wide Band, ou, em tradução livre, banda ultralarga. Para saber todas as possibilidades de uso, bem como entender como a tecnologia funcione, acesse este artigo completo. Ainda não é possível saber, exatamente, como a tecnologia será implementada pela Google, mas o AOSP dá algumas dicas.

A descrição da API menciona “fornece uma maneira de realizar operações UWB, como consultar os recursos do dispositivo e determinar a distância e o ângulo entre o dispositivo local e o remoto.” Segundo o XDA-Developers, a implementação da API segue o padrão IEEE 802.15.4z, que atende redes sem fio de baixa taxa.

A tecnologia UWB já é usada pelos smartphones mais recentes lançados pela Apple, além de ser implementada pela Samsung. O Galaxy Note20 e Note20 Ultra trouxeram a tecnologia no Android, mas precisaram fazer grandes modificações no código. Vale destacar que a coreana já utiliza modificações no sistema, com a sua interface de usuário One UI. 

Continua após a publicidade

O próprio site que divulgou as informações pede cautela para a pressa de implementação. "O UWB ainda está em sua infância e, embora prometa grandes possibilidades, sua utilidade e aplicações no mundo real ainda não foram totalmente realizadas." 

A Google também marcou as APIs UWB como SystemAPIs. Isso significa que elas não são acessíveis para apps terceiros, nem são vinculados ao SDK do Android. Ou seja, as novidades serão restritas para funções do próprio sistema operacional. Ainda não é possível saber quais são os planos da companhia e como estão ocorrendo os testes.

A esperança é de que a próxima atualização do Android já traga o UWB consigo. Apesar disso, é possível que, nos testes realizados, ainda apareça instabilidades no uso. Isso pode fazer com que o desenvolvimento precise de mais tempo, atrasando o acesso da tecnologia.

Via: XDA-Developers
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

POR QUE estão falando TANTO do ROBÔ da NASA (PERSEVERANCE) em MARTE?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.