A Netflix anunciou na última quinta-feira (21) em seu blog de tecnologia que o aplicativo Android do serviço de streaming receberá uma atualização com o codec de áudio xHE-AAC, que é uma versão mais recente do HE-AAC que a empresa tem usado até agora.
A empresa explicou que o codec trabalha a combinação do controle da faixa dinâmica e do gerenciamento de volume, de forma a oferecer uma experiência de áudio mais completa e adaptável a cada situação.
No caso do gerenciamento de volume, os redatores do blog da Netflix explicam que diferentes programas possuem mixagens de áudio distintas.
Netflix/Reprodução
Eles elucidam, por exemplo, que um filme de ação pode ter o nível de diálogo a -27 dBFS, para que efeitos altos como explosões tenham mais espaço. Ou seja, nem todo programa tem o mesmo nível de diálogo ou a mesma faixa dinâmica.
O texto ainda orienta o leitor a imaginar que está trocando entre os diversos tipos de programas:
Se você mudasse do programa de ação para o show ao vivo, provavelmente tentaria pegar o controle de volume para abaixá-lo! Então, quando o drama começar, você pode não conseguir entender o diálogo até aumentar o volume novamente. Se você alternar no meio dos shows, o efeito pode ser ainda mais pronunciado. Isso é o que o gerenciamento de volume visa resolver.
O objetivo é que o espectador não precise alterar o volume, mesmo quando passa de um filme para um documentário ou para um show ao vivo. Já o controle da faixa dinâmica busca “fornecer a melhor experiência de audição em qualquer dispositivo, em qualquer ambiente”.
Netflix ganhará botão que exibe conteúdos aleatórios em 2021
Novidade chegará ao serviço de streaming na primeira metade do ano
Se o assinante possuir fones de ouvido com menor fidelidade de áudio ou estiver em um ambiente com ruído de fundo, por exemplo, pode ter dificuldade em perceber totalmente a trilha sonora ou até mesmo em ouvir o diálogo.
Dessa forma, o controle de faixa dinâmica irá aplicar um ajuste sem prejudicar os níveis de diálogo quando os sons estiverem muito altos ou muito baixos para as condições de audição.
Netflix/Reprodução
Por enquanto, o novo codec se encontra apenas na versão Android, mas a Netflix pretende levá-lo para outras plataformas em breve. Plataformas como iOS, macOS e Windows já suportam xHE-AAC, então devem receber a atualização em breve.
Fonte: Netflix Tech Blog, GSM Arena