Netflix anuncia codec de áudio xHE-AAC para o aplicativo Android
Créditos: Sayan Ghosh/Unsplash

Netflix anuncia codec de áudio xHE-AAC para o aplicativo Android

O novo codec busca oferecer experiências de áudio ideais, mesmo em ambientes com ruído

A Netflix anunciou na última quinta-feira (21) em seu blog de tecnologia que o aplicativo Android do serviço de streaming receberá uma atualização com o codec de áudio xHE-AAC, que é uma versão mais recente do HE-AAC que a empresa tem usado até agora.

A empresa explicou que o codec trabalha a combinação do controle da faixa dinâmica e do gerenciamento de volume, de forma a oferecer uma experiência de áudio mais completa e adaptável a cada situação.

No caso do gerenciamento de volume, os redatores do blog da Netflix explicam que diferentes programas possuem mixagens de áudio distintas.


Netflix/Reprodução 

Eles elucidam, por exemplo, que um filme de ação pode ter o nível de diálogo a -27 dBFS, para que efeitos altos como explosões tenham mais espaço. Ou seja, nem todo programa tem o mesmo nível de diálogo ou a mesma faixa dinâmica.

O texto ainda orienta o leitor a imaginar que está trocando entre os diversos tipos de programas:

Se você mudasse do programa de ação para o show ao vivo, provavelmente tentaria pegar o controle de volume para abaixá-lo! Então, quando o drama começar, você pode não conseguir entender o diálogo até aumentar o volume novamente. Se você alternar no meio dos shows, o efeito pode ser ainda mais pronunciado. Isso é o que o gerenciamento de volume visa resolver.

 

O objetivo é que o espectador não precise alterar o volume, mesmo quando passa de um filme para um documentário ou para um show ao vivo. Já o controle da faixa dinâmica busca “fornecer a melhor experiência de audição em qualquer dispositivo, em qualquer ambiente”.

21/01/2021 às 17:26
Notícia

Netflix ganhará botão que exibe conteúdos aleatórios em 2021

Novidade chegará ao serviço de streaming na primeira metade do ano

Continua após a publicidade

Se o assinante possuir fones de ouvido com menor fidelidade de áudio ou estiver em um ambiente com ruído de fundo, por exemplo, pode ter dificuldade em perceber totalmente a trilha sonora ou até mesmo em ouvir o diálogo

Dessa forma, o controle de faixa dinâmica irá aplicar um ajuste sem prejudicar os níveis de diálogo quando os sons estiverem muito altos ou muito baixos para as condições de audição.


Netflix/Reprodução

Por enquanto, o novo codec se encontra apenas na versão Android, mas a Netflix pretende levá-lo para outras plataformas em breve. Plataformas como iOS, macOS e Windows já suportam xHE-AAC, então devem receber a atualização em breve.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Netflix Tech Blog, GSM Arena
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Unboxing do XIAOMI 11T: câmera de 108MP, ótima tela, carregamento rápido e preço justo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.