Android 12 pode trazer de volta um atalho oculto que foi removido do Android 11
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Android 12 pode trazer de volta um atalho oculto que foi removido do Android 11

O atalho basicamente requer que o usuário dê dois toques rápidos na parte traseira do smartphone para executar diferentes ações

Se tudo der certo, o Android 12 deve ser lançado ainda em 2021 e os smartphones suportados deverão começar a receber a atualização até o final deste ano. O sistema operacional deve trazer correções de bugs e diversos novos recursos e funcionalidades. De acordo com rumores recentes, o sistema operacional também deve trazer de volta um atalho oculto presente originalmente na versão Preview para desenvolvedores do Android 11.

21/01/2021 às 10:23
Notícia

Android 12 tornará o compartilhamento de senhas Wi-Fi mais fácil

Com um único toque será possível compartilhar a chave de acesso com pessoas de uma sala inteira

Este atalho – dois toques rápidos na parte traseira – poderia ser usado para abrir o Google Assistente, capturar uma imagem da tela, iniciar/interromper a reprodução de mídia, abrir a lista de notificações ou a abrir a lista com os aplicativos executados recentemente. Muitos usuários e desenvolvedores ficaram desapontados quando este atalho foi removido do Android 11, mas os rumores dizem que ele será reintroduzido na nova versão do sistema operacional.

Conhecido pelo codinome “Columbus”, este atalho deveria ser introduzido como substituto da ação chamada “Active Edge” nos smartphones Pixel 4, quer requer que o usuário “aperte” o aparelho.

O problema com o “Columbus” na versão Preview do Android 11 para desenvolvedores é que ele era sensível demais. A nova versão do atalho que supostamente será introduzida no Android 12 aparentemente permitirá que os usuários ajustem seus aparelhos para reconhecer apenas toques mais firmes na parte traseira ou desativem o atalho completamente.

Android 12 pode trazer de volta um atalho oculto que foi removido do Android 11
Reprodução/Neowin.net

A primeira versão Preview do Android 11 para desenvolvedores foi disponibilizada em meados de fevereiro de 2020. Se o Android 12 seguir o mesmo cronograma, sua primeira versão Preview deve ser disponibilizada nas próximas semanas ou possivelmente em março.

É importante destacar que a presença do “Columbus” no Android 12 ainda não foi confirmada oficialmente e deve ser tratada como rumor. O iOS 14 já oferece algo similar, batizado pela Apple como Back Tap. O atalho no iOS pode ser personalizado para capturar imagens da tela, abrir a Central de Controle e mais. 

Continua após a publicidade

Um exemplo do atalho em uso na versão Preview do Android 11 para desenvolvedores pode ser visto no vídeo abaixo:

Fonte: Gizmochina, TechRadar, 9to5Google
User img

Fabio Rosolen

Notebook com ARM? Testamos o MacBook Pro M1

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.