SpaceX lança 143 satélites ao espaço com um único foguete
Créditos: Reprodução/SpaceX

SpaceX lança 143 satélites ao espaço com um único foguete

Recorde anterior era de 104 satélites levados ao espaço por um único foguete indiano em 2017

A SpaceX lançou ao espaço no último domingo um lote com 143 satélites como parte de uma missão sob o programa SmallSat Rideshare, quebrando assim o recorde para o maior número de satélites lançados ao espaço usando um único foguete. 

Com o lançamento da missão Transporter-1, a SpaceX iniciou uma nova linha de negócios com o programa SmallSat Rideshare. Com bom potencial lucrativo para a empresa de Elon Musk, o programa tem como principal objetivo oferecer uma forma mais acessível de lançar satélites com diferentes tamanhos e formatos ao espaço. Empresas de satélites podem pagar a partir de US$ 1 milhão pelo espaço para satélites nos foguetes como parte deste programa.

29/12/2020 às 16:27
Notícia

SpaceX deve testar booster Super Heavy, que "nos levará ...

O impulsionador da próxima geração tem 240 pés de altura e 28 motores Raptor

Depois de abortar a tentativa inicial de lançamento no último sábado por causa do clima ruim, o foguete Falcon 9 decolou no domingo a partir da plataforma de lançamento na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral levando satélites CubeSats com o tamanho de caixas de sapato e outros microssatélites a uma altitude de 525 quilômetros (326 milhas).

Este é o terceiro lançamento da SpaceX em 2021 e chama a atenção por ser o lançamento com o maior número de satélites em um único foguete. Antes deste lançamento, o recorde anterior era de 104 satélites levados ao espaço por um único foguete indiano em 2017. Dos 143 satélites levados pelo foguete Falcon 9, 48 deles são satélites para captura de imagens da Terra apelidados de SuperDoves, 17 são pequenos satélites de comunicação da empresa canadense Kepler, 30 satélites pequenos são da alemã Exolaunch e 10 fazem parte do projeto StarLink.

Com os 10 satélites do projeto StarLink levados pelo foguete, o número total de satélites ativos do projeto para fornecimento de internet da empresa de Elon Musk chegou a 1.000. Além dos satélites, o foguete Falcon 9 também está levando pequenas cápsulas de cinzas humanas da Celestis.

SpaceX lança 143 satélites ao espaço com um único foguete
Satélites carregados no foguete Falcon 9 da SpaceX
(Reprodução/SpaceX)

A missão Transporter-1 foi lançada poucos dias depois do lançamento de 60 satélites do projeto StarLink. De acordo com dados compilados por Jonathan McDowell, astrônomo de Harvard e especialista em satélites, a SpaceX lançou mais satélites nos últimos 16 dias do que o mundo todo lançou em qualquer ano antes de 2013.

Continua após a publicidade

Confira a descolagem do foguete Falcon 9 com os 143 satélites a partir da marca de 16 minutos e 27 segundos no vídeo abaixo:

Fonte: The Verge
User img

Fabio Rosolen

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.