O primeiro chipset da linha Samsung Exynos com GPU desenvolvida pela AMD pode chegar já no primeiro semestre de 2021. A fabricante sul-coreana teria adiantado consideravelmente o lançamento desse produto, se considerarmos que todos os rumores apontavam para uma chegada no começo de 2022.
Snapdragon 888 é melhor que Exynos 2100 em desempenho, indica...
SoC da Samsung deixou a desejar no teste de GPU
A nova informação foi divulgada por Ice Universe, um perfil que é conhecido por ter acesso a dados confidenciais da Samsung com frequência. O motivo para o adiantamento seria que a empresa já sabia que o seu Exynos 2100 não iria vencer o Qualcomm Snapdragon 888 em desempenho gráfico.
O chipset da Samsung foi lançado ainda usando uma GPU proprietária da ARM, a Mali-G78 MP14. Já o Snapdragon 888 vem com a Adreno 660, que faz parte da já reconhecida linha de chips gráficos integrados da Qualcomm para dispositivos mobile.
De acordo com Ice Universe, a Samsung já pode revelar o seu novo chipset no segundo ou no terceiro trimestre de 2021 – ou seja, entre abril e setembro deste ano. A GPU da AMD deverá ser usada tanto no novo SoC da linha Exynos 2000 quanto no novo modelo da série Exynos 1000 – que é mais usado em dispositivos intermediários.
Como aponta o site WCCFTech, o lançamento do Galaxy S21 Ultra neste mês deixou claro mais uma vez a diferença entre os chipsets topo de linha da Samsung e da Qualcomm. Como o aparelho pode ser encontrado com o Snadpragon 888 ou o Exynos 2100 em diferentes mercados, ficou muito clara a diferença de desempenho entre ambos.
Enquanto os dois são bem comparáveis em termos de performance de CPU, o chipset da Samsung fica muito para trás em performance de GPU. Só que a expectativa é de que isso irá mudar com a chegada do primeiro SoC Exynos com chip gráfico da AMD.
Em momentos anteriores, a expectativa era de que a Samsung poderia lançar o primeiro produto com a marca AMD só em 2023. Ele se chamaria Exynos 9925. Que o projeto tenha sido adiantado em quase dois anos mostra a confiança das empresas na sua pesquisa e desenvolvimento. Apesar disso, até agora, a Samsung ainda não comentou oficialmente sobre esses rumores.
Via: WCCFTech