Primeiro chipset Samsung Exynos com GPU AMD pode chegar ainda em 2021
Créditos: Pocket-lint

Primeiro chipset Samsung Exynos com GPU AMD pode chegar ainda em 2021

Fabricante estaria mudando o calendário de lançamento, que antes estava previsto para 2022

O primeiro chipset da linha Samsung Exynos com GPU desenvolvida pela AMD pode chegar já no primeiro semestre de 2021. A fabricante sul-coreana teria adiantado consideravelmente o lançamento desse produto, se considerarmos que todos os rumores apontavam para uma chegada no começo de 2022.

22/01/2021 às 10:15
Notícia

Snapdragon 888 é melhor que Exynos 2100 em desempenho, indica...

SoC da Samsung deixou a desejar no teste de GPU

A nova informação foi divulgada por Ice Universe, um perfil que é conhecido por ter acesso a dados confidenciais da Samsung com frequência. O motivo para o adiantamento seria que a empresa já sabia que o seu Exynos 2100 não iria vencer o Qualcomm Snapdragon 888 em desempenho gráfico.

O chipset da Samsung foi lançado ainda usando uma GPU proprietária da ARM, a Mali-G78 MP14. Já o Snapdragon 888 vem com a Adreno 660, que faz parte da já reconhecida linha de chips gráficos integrados da Qualcomm para dispositivos mobile.

De acordo com Ice Universe, a Samsung já pode revelar o seu novo chipset no segundo ou no terceiro trimestre de 2021 – ou seja, entre abril e setembro deste ano. A GPU da AMD deverá ser usada tanto no novo SoC da linha Exynos 2000 quanto no novo modelo da série Exynos 1000 – que é mais usado em dispositivos intermediários.

Como aponta o site WCCFTech, o lançamento do Galaxy S21 Ultra neste mês deixou claro mais uma vez a diferença entre os chipsets topo de linha da Samsung e da Qualcomm. Como o aparelho pode ser encontrado com o Snadpragon 888 ou o Exynos 2100 em diferentes mercados, ficou muito clara a diferença de desempenho entre ambos.

Continua após a publicidade

Enquanto os dois são bem comparáveis em termos de performance de CPU, o chipset da Samsung fica muito para trás em performance de GPU. Só que a expectativa é de que isso irá mudar com a chegada do primeiro SoC Exynos com chip gráfico da AMD.

Em momentos anteriores, a expectativa era de que a Samsung poderia lançar o primeiro produto com a marca AMD só em 2023. Ele se chamaria Exynos 9925. Que o projeto tenha sido adiantado em quase dois anos mostra a confiança das empresas na sua pesquisa e desenvolvimento. Apesar disso, até agora, a Samsung ainda não comentou oficialmente sobre esses rumores.

Via: WCCFTech
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Notebook com ARM? Testamos o MacBook Pro M1

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.