Seagate diz que já vende seus HDDs HAMR de 20TB e aumenta a produção dos Mach.2
Créditos: Seagate

Seagate diz que já vende seus HDDs HAMR de 20TB e aumenta a produção dos Mach.2

Na era do SSD, fabricante ainda aposta em HDDs mais acessíveis e de alta performance

A Seagate anunciou nessa semana que seus novos drives HDD de 20TB com tecnologia HAMR (heat assisted magnetic recording) já estão sendo enviados desde novembro do ano passado. Além disso, a empresa está expandindo seu programa de avaliação para HDDs do tipo Mach.2 (dual-actuator), que promete oferecer uma performance até duas vezes maior que o drive de armazenamento em disco rígido tradicional.

Numa era em que os SSDs ficam cada vez mais populares, os HDDs ainda são necessários quando o assunto é capacidades massivas de armazenamento por um preço gerenciável, como os produtos de 20TB baseados em HAMR da própria Seagate. Mas em aplicações profissionais como data centers e coisas do tipo, a performance não pode ser tão sacrificada, daí a introdução da tecnologia de atuadores múltiplos (MAT). A Seagate foi a primeira a criar uma amostra de um drive com dois atuadores (dual-actuator), que ganhou o nome comercial de Mach.2.

Apesar da fala de seu CEO, a empresa ainda não está distribuindo seus drives Mach.2 comercialmente de maneira ampla. Eles estão ainda na fase de amostragem para clientes selecionados, mas é esse programa que estará sendo expandido a partir dessa semana, para oferecer os produtos a mais pessoas e dar mais um passo no sentido de levá-los às lojas.

Não é incomum tecnologias de informática e eletrônicos terem seu lançamento primeiro no segmento profissional e empresarial para depois ganharem versões domésticas. Com drives de armazenamento isso é ainda mais difundido, então é interessante ver o avanço de tecnologias de amplo armazenamento e performance em HDDs que podem um dia ganhar uma versão mais acessível para servir de alternativa ou uso conjunto com um SSD no seu PC ou notebook.

Fonte: Tom's Hardware
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.