Pilotos amadores de drone abriram caminho para uso comercial, diz pesquisa
Créditos: Aditya Chinchure/Unsplash

Pilotos amadores de drone abriram caminho para uso comercial, diz pesquisa

Segundo o site DroneAnalyst, 68% dos programas de drone em empresas foram guiados pelo uso casual das aeronaves

Um estudo publicado pelo site DroneAnalyst revelou a participação de pilotos casuais de drone no impulso de tornar a atividade mais profissional. O relatório “2020 Drone Market Sector” revelou que 68% dos programas de drones em negócios e agências foram fundados devido à presença do equipamento entre funcionários individuais.

A pesquisa denomina essa tendência de meio de adoção “Bottom-Up” (de baixo para cima ou ascendente). Isso se refere ao fato de que veteranos da indústria de drones relatam como o uso comercial de drones se iniciou na empresa devido a colegas que levavam seu drone pessoal para o trabalho.

20/01/2021 às 21:53
Notícia

Kit completo permite montar drone personalizado com Raspberry...

O kit Clover recebeu mais de 32 mil dólares de doação no Kickstarter

Outra situação narrada é quando uma pequena frota de drones era adquirida sem um orçamento formalmente aprovado, como uma ferramenta qualquer de trabalho, e então os pilotos de drones demonstravam as utilidades que as aeronaves não tripuladas poderiam ter.

A DroneAnalyst entrevistou 500 empresas a respeito de como iniciaram o uso comercial de drones. Corrigindo as porcentagens, visto que foi uma pesquisa com múltipla escolha e há algumas interseções nos grupos, o cálculo demonstrou que em 68% dos casos os programas se iniciaram de forma ascendente.


DroneAnalyst/Reprodução

Em contraponto, 25% das vezes o uso de drones foi implementado “de cima para baixo”, ou seja, surgiu como uma diretriz estratégica da gerência, por exemplo. Desse número, apenas 12% dos programas de drone se iniciaram devido a sugestões dos departamentos de inovação. O que quer dizer, por sua vez, que os amadores lideram a condução da indústria.

De acordo com o site, os dados demonstram que, mesmo de forma rudimentar, a indústria vem crescendo. Os pilotos casuais transformaram os drones em ferramentas de captura de dados, e auxiliaram a financiar inovações futuras por meio de suas compras.

Continua após a publicidade

Por fim, isso significa que a indústria depende majoritariamente do segmento amador do mercado de drones para crescer. Isso deve influenciar as decisões tomadas pelas marcas e como autoridades reguladoras devem elaborar as novas normas.

Fonte: DroneAnalyst, DroneXL
User img

Iraci Falavina

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Iraci é apaixonada por games,principalmente se tiverem uma boa história. Também se interessa por animes e cinema e não recusa uma boa xícara de chá. Editora-chefe do programa de jogos do curso, o Insira a Ficha.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.