Veja detalhes da pintura "Moça com o Brinco de Pérola" em resolução de 10 gigapixels
Créditos: Hirox

Veja detalhes da pintura "Moça com o Brinco de Pérola" em resolução de 10 gigapixels

A empresa responsável disponibilizou um site para os usuários conferirem por conta própria

A fabricante de microscópios Hirox tomou a frente de um projeto um pouco inusitado: criar uma panorâmica da famosa pintura "Moça com o Brinco de Pérola", de Johannes Vermeer, pintada em 1665. A "foto" possui uma resolução astronômica de 10 gigapixels. É possível verificar cada mínimo detalhe da obra, incluindo pequenas rachaduras.

Mais de 9.100 fotos foram tiradas utilizando o microscópio 3D da companhia, com detalhes de quatro microns por pixel capturado. Os responsáveis também fizeram um mapeamento 3D da tela - tudo em detalhes minuciosos. 

A obra é mundialmente reconhecida por sua beleza e aspectos técnicos - a iluminação criada por Vermeer na pintura é algo completamente fora da curva. Atualmente a pintura fica no museu Mauritshuis, na cidade de Haia, na Holanda.

Esse projeto faz parte de uma iniciativa chamada "Girl in Spotlight", lançada pelos curadores do museu em função de analisar cientificamente suas obras mais valiosas. A imagem panorâmica tirada pelo microscópio da Hirox foi realizada com o intuito de verificar a superfície de algumas regiões da pintura e analisar restaurações feitas previamente. 

O microscópio foi programado com foco automático para tirar as fotos, juntando tudo para formar uma imagem riquíssima em detalhes. Algumas regiões da pintura foram capturadas em maior minúcia por conta da capacidade 3D do aparelho.

Nessas regiões específicas, cada pixel da imagem era o equivalente a 1.1 microns, criando uma análise topográfica da imagem em função de possibilitar os profissionais a verificarem diferenças na altura da pintura e vários outros detalhes. 

Continua após a publicidade

Ao trocar para o modo 3D, o pingo de tinta presente na pupila da moça pode ser visto milimetricamente, de ponta a ponta, oferecendo detalhes topográficos de como a obra foi feita. É possível explorar diversos outros detalhes, como o vestuário, boca, olhos e o famoso brinco.

A Hirox criou um site especial desse projeto, em que você mesmo pode verificar todos os detalhes da pintura usando o navegador. Para saber mais sobre o processo em si, confira o site do museu.

Via: Engadget Fonte: Petapixel
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

ONEPLUS NORD N10 5G! TELA 90Hz, CÂMERA de 64MP e MAIS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.