Google Street View permite que você borre sua casa por privacidade

Google Street View permite que você borre sua casa por privacidade

Estabelecimentos, rostos e outros objetos também podem ser requisitados

O Google Street View pode ser um problema de privacidade para muitas pessoas, isso porque a ferramenta gera uma visualização em 360º dos lugares por onde passa, registrando os mais variados momentos, muitos deles inusitados. Algumas pessoas não concordam com essa liberdade tomada pela Google de registrar cidades inteiras com moradores em seus afazeres variados, ou até mesmo suas casas e estabelecimentos. Vale ressaltar que a empresa borra automaticamente rostos de pessoas, placas de carros, violência e nudez, mas isso não impede que este seja um problema de privacidade em vários casos.

Google Maps começa a testar ícones
flutuantes para o Street View - estilo RA

Mas, o que pouca gente sabe, é que para amenizar suas falhas envolvendo seu mapa virtual a gigante da tecnologia permite que você borre sua casa e outros elementos indesejados utilizando um formulário online. Basta navegar até o endereço, e selecionar a opção que fica no canto inferior direito, clicar em "reportar problema".

Entre as opções, é possível borrar um rosto, uma casa própria, carro ou um objeto em específico pedindo uma descrição detalhada.

 

Ainda que esta seja uma excelente opção para preservar sua privacidade, não fica claro como a Google faz a análise do pedido. E se alguém desejar borrar algo aleatório? Sabemos que o Street View cada vez mais se torna algo importante para o comércio, o que acontece se alguém resolver borrar o estabelecimento do concorrente? Outro ponto importante, é o fato de a empresa atualizar as fotos com certa frequência em regiões mais movimentadas, isso quer dizer que se você tem algo que deseja borrar com frequência, pode precisar revisar isto sempre que o carro passar para captar as imagens.

De qualquer forma, o Google Street View é uma ferramenta que traz muitas possibilidades positivas, de simples até mais complexas. Você pode utilizar para descobrir onde será uma entrevista de emprego, como chegar na casa de um colega, ou até mesmo visitar pontos turísticos do mundo em alta definição.

User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

Notebook com ARM? Testamos o MacBook Pro M1

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.