A série de smartphones topo de linha da Samsung, a Galaxy S, está completando 11 anos de aniversário neste ano. Para celebrar esse marco, a fabricante divulgou um super comparativo com todos os dispositivos da linha, que ilustra muito bem como esses celulares evoluíram entre 2010 e 2021.
Bateria do Galaxy S21 Ultra com Exynos 2100 dura mais que a d...
Os primeiros testes com a bateria do novo dispositivo se mostram promissores
O primeiro Galaxy S chegou 11 anos atrás, trazendo um grande destaque para a sua tela Super AMOLED de 4 polegadas – para se ter uma ideia, o Apple iPhone 4 vinha com um display LCD de 3,5 polegadas naquela época. Ele também se destacou por ser o celular mais fino do mundo na época, com uma espessura de 9,9 mm.
Fonte: Samsung
Só que a linha da fabricante sul-coreana só foi conquistar o público e a crítica mesmo no ano seguinte, com o Galaxy S2. Ele trazia uma evolução da tela de Super AMOLED com 4,27 polegadas e um design ainda mais fino, com 8,49 mm. Na época, a velocidade do dispositivo também impressionou, com o aparelho trazendo o chipset dual-core Exynos 4210.
Galaxy S3, S4 e S5: Design arredondado para desbancar os iPhones
O Galaxy S3 chegou em 2012 com um design renovado, trazendo bordas arrendondadas que foram motivo até mesmo de processo na justiça. No final das contas, o aparelho vendeu mais de 70 milhões de unidades, ultrapassando o iPhone 4S como o dispositivo mais vendido do mundo.
Fonte: Samsung
Seguindo em frente, o Galaxy S4 manteve a fórmula de sucesso, mas trouxe incrementos com uma tela de 4,99 polegadas protegida por Gorilla Glass 3. Em 2014, o Galaxy S5 chegou com sensor de frequência cardíaca e proteção IP67 contra água e poeira.
O que a retrospectiva da empresa não conta é que esse aparelho foi criticado por excesso de bloatware, um sensor de digital pouco responsivo e o seu corpo feito em plástico. Por outro lado, o aparelho ainda manteve fãs por muitos anos, afinal esse foi o último topo de linha da Samsung com bateria removível, cartão microSD e resistência a água no mesmo pacote.
Galaxy S6 e S7: A ascensão das telas curvas
O Galaxy S6 introduziu novas ideias à linha, se tornando o primeiro celular da marca que realmente competiu de igual para igual com os iPhones em design. A versão Galaxy S6 Edge ainda levou as coisas a um novo nível com as curvas nas laterais. Foi aí que a linha também ganhou suporte a carregamento sem fio e Samsung Pay.
Fonte: Samsung
Em 2016, o Galaxy S7 trouxe de volta a resistência a água e poeira, desta vez com certificação IP68. O suporte a cartão microSD também voltou, oferecendo compatibilidade com modelos de até 200 GB. Para completar, o sensor da câmera trazia a função de duplo pixel, para maior qualidade nas fotos tiradas de noite.
Galaxy S8 e S9: Tela infinita para aproveitar o espaço
O Samsung Galaxy S8 foi responsável pela chegada do display infinito para os celulares da empresa. Seguindo a tendência de dispositivos como o Xiaomi Mi Mix, a fabricante sul-coreana também começou a reduzir o tamanho das bordas frontais. Esse foi o primeiro dispositivo do mercado a oferecer as opções de desbloqueio por impressão digital, por íris e por reconhecimento facial ao mesmo tempo.
Fonte: Samsung
Já o Galaxy S9 veio com a funcionalidade AR Emoji, como uma resposta aos animojis da Apple. Uma nova função de super slow-motion também foi integrada, permitindo rastrear os movimentos do objeto que estava sendo filmado para gravar apenas a melhor hora possível em câmera lenta.
Galaxy S10 e S20: Fartura nos modelos disponíveis
A chegada do Galaxy S10 em 2019 trouxe uma oferta de escolhas inéditas para a linha, com quatro opções diferentes: Galaxy S10, S10e, S10+ e S10 5G. Eles também trouxeram modificações no design, com uma redução ainda mais dramática das bordas e a adoção do punch-hole no estilo Infinity-O.
Fonte: Samsung
No Galaxy S20 a Samsung aderiu de vez à internet 5G, com todos os aparelhos da linha trazendo suporte para o padrão de nova geração. Eles também chegaram com suporte para taxa de atualização de 120 Hz, mas apenas na resolução Full HD. Além disso, o Galaxy S20 Ultra trouxe uma câmera de 108 MP, com funcionalidade de zoom digital de até 100 vezes.
Galaxy S21: Novidades na câmera e introdução da S Pen
Para completar essa viagem pelos 11 anos de aparelhos da Samsung, temos o Galaxy S21. As grandes novidades estão no modelo S21 Ultra, que vem com suporte para S Pen e lentes duplas com zoom óptico de até 10 vezes – e zoom digital de até 100 vezes.
Fonte: Samsung
"As partes frontal e traseira do dispositivo são perfeitamente integradas para completar o design atraente da câmera. A tecnologia de IA avançada torna a câmera do Galaxy S21 da Samsung a mais inteligente até agora, permitindo recursos que tornam cada dia extraordinário, permitindo que os usuários capturem a melhor foto ou vídeo possível".
Comunicado oficial da Samsung
"As partes frontal e traseira do dispositivo são perfeitamente integradas para completar o design atraente da câmera. A tecnologia de IA avançada torna a câmera do Galaxy S21 da Samsung a mais inteligente até agora, permitindo recursos que tornam cada dia extraordinário, permitindo que os usuários capturem a melhor foto ou vídeo possível".
Comunicado oficial da Samsung