De acordo com informações da agência de notícias Bloomberg, o headset de realidade virtual da Apple será lançado em 2022 e deve funcionar com baterias, operando de forma semelhante ao Oculus Quest 2. O design geral do dispositivo deve usar tecido, o que deve ajudar na redução do seu peso, pode incluir uma ventoinha para refrigeração e seu preço deve ficar bem acima dos preços de outros dispositivos de realidade virtual.
Apple compra a NextVR, empresa de realidade virtual
Analista diz que a Apple pode lançar o dispositivo de realidade aumentada 'Smart Glasses' e...
Além disso, a agência diz que a Apple está trabalhando em "alguns de seus chips mais avançados e poderosos" especificamente para seu headset de realidade virtual. Alguns rumores dizem que ele pode vir equipado com processadores da linha M1, mas isso ainda não foi confirmado.
A entrada da Apple no segmento de realidade virtual/realidade aumentada não é necessariamente uma surpresa. Em maio de 2020 a empresa anunciou a compra da NextVR, uma empresa especializada em soluções para realidade virtual. Outros rumores afirmam que ela está trabalhando em múltiplos dispositivos diferentes de realidade virtual e realidade aumentada, incluindo os chamados “Smart Glasses”, em vez de apenas um headset de realidade virtual.
A Bloomberg afirma que a Apple vem enfrentando diversos desafios no desenvolvimento do headset, com alguns protótipos do dispositivo sendo muito pesados ou grandes demais. O exterior de tecido do dispositivo deve ajudar a reduzir seu peso, mas o uso de uma ventoinha para refrigeração chama a atenção porque é algo incomum para a empresa, já que muitos de seus produtos possuem um design com refrigeração passiva (sem ventoinha).
Oculus Quest 2 funciona sem fios e utiliza baterias – a Apple aparentemente seguirá
a mesma abordagem com seu próprio headset de realidade virtual
(Reprodução/Amelia Holowaty Krales/The Verge)
Com relação ao tamanho do headset de realidade virtual da Apple, que possui o codinome N301, a Bloomberg afirma que ele será similar ao do Oculus Quest/Oculus Quest 2. Alguns protótipos do dispositivo sendo testados internamente pela empresa possuem câmeras externas que aparentemente servem para habilitar alguns recursos de realidade aumentada e para rastrear os movimentos das mãos do usuário. Eles também incluem um software para habilitar um teclado virtual.
Embora a Bloomberg e outras fontes afirmem que o headset será lançado em 2022, a Apple ainda não divulgou informações sobre ele. Ele deve chegar ao mercado como um produto de nicho bem caro, mas as fontes dizem que a empresa espera vender pelo menos 200.000 unidades por ano.
Via: The Verge, Wccftech Fonte: Bloomberg