Homem cego volta a enxergar após implante de córnea sintética - veja o vídeo explicando o procedimento
Créditos: PRnewsfoto / CorNeat Vision

Homem cego volta a enxergar após implante de córnea sintética - veja o vídeo explicando o procedimento

O procedimento é relativamente simples e não requer muitos pontos ou cortes

Mais um incrível avanço da medicina aconteceu recentemente: de acordo com uma nova reportagem do Israel Hayom, um homem de 78 anos considerado legalmente cego reganhou a visão após uma incrível cirurgia inovadora de implante de córnea sintética. O homem foi o primeiro paciente a participar e receber esse novo implante.

Chamado de KPro, o implante foi desenvolvido pela empresa israelense CorNeat, considerado o primeiro implante de córnea que pode ser integrado diretamente na parede do olho para substituir córneas deformadas ou com cicatrizes. Logo após a cirurgia e a remoção de bandagens, o paciente pode reconhecer os membros de sua família e ler as letras de um optotipo. 

A córnea é a camada externa, transparente e protetora dos nossos olhos, localizada na região polar anterior do globo ocular. Problemas nessa área podem afetar diretamente a visão, como cicatrizes proveniente de acidentes ou tramas, além de doenças como ceratopatia bolhosa ou ceratocone.

Apesar de implante de córnea não ser uma novidade, o procedimento é feito apenas no último dos casos por conta da complexidade da cirurgia e outras complicações que podem ocorrer no processo. 

Para comparação, o implante da CorNeat é um procedimento relativamente simples que não requer muitos cortes ou pontos. O procedimento usa um material biomimético que de acordo com a empresa "estimula a proliferação celular, levando à integração progressiva do tecido". Uma animação foi feita para explicar como o processo é feito, caso tenha curiosidade de assistir: 

"Fibroblastos e colágeno colonizam gradualmente a saia de integração e a integração total é alcançada em semanas, incorporando permanentemente o dispositivo dentro do olho do paciente", afirmou a CorNeat. O procedimento garante acuidade visual melhorada e "tempo de melhora excepcional", além de esteticamente não ser algo intrusivo ou muito proeminente do olho do paciente. 

"Após anos de trabalho árduo, ver um colega implantar o CorNeat KPro com facilidade e testemunhar um outro ser humano recuperar a visão no dia seguinte foi eletrizante e emocionalmente comovente, havia muitas pessoas chorando na sala", disse o Dr. Gilad Litvin, co-fundador da CorNeat

Continua após a publicidade

A empresa confirmou que mais dez pacientes foram aprovados para triagem em Israel. Há planos para abrir duas triagens no Canadá, além de estar em fase de aprovação na França, Estados Unidos e Holanda.

 

Via: Engadget Fonte: Israel Hayom
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

POR QUE estão falando TANTO do ROBÔ da NASA (PERSEVERANCE) em MARTE?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.