MediaTek lança Dimensity 1200 5G de 6nm para celulares high-end
Créditos: MediaTek

MediaTek lança Dimensity 1200 5G de 6nm para celulares high-end

SoC promete alto desempenho e suporte a câmeras de até 200MP

A MediaTek anunciou hoje, dia 20 de janeiro, seus novos SoCs para celulares, com destaque em especial ao Dimensity 1200 5G, sua nova solução para dispositivos high-end de alta performance. O processador é fabricado no processo de 6nm e, além de oferecer alto desempenho e conectividade com a geração mais recente da rede móvel, traz também suporte a câmeras de até 200MP.

O Dimensity 1200 5G é um processador octa-core, o que significa que ele conta com oito núcleos. São quatro Arm Cortex-A78, sendo um deles otimizado para até 3GHz. e mais quatro núcleos de eficiência Arm Cortex-A55.

Além dos recursos de conectividade, performance e câmera, o Dimensity 1200 5G traz suporte a telas de alta frequência que têm se tornado tendência no segmento mobile. O processador suporte displays com até 168Hz de taxa de atualização. A maior frequência é bem-vinda especialmente para jogos, que também podem aproveitar a tecnologia patenteada HyperEngine 3.0 da MediaTek, que promete uma melhor estabilidade na conectividade e uma capacidade mais avançada em telas multi-touch.

Junto com o Dimensity 1200, a MediaTek mostrou também o Dimensity 1100, que é uma versão um pouco mais limitada do mesmo SoC. Ele também é fabricado no processo de 6nm da TSMC e é compatível com conectividade 5G, mas seus núcleos contam com frequências menores, e ele alcança o máximo de 2,6GHz.

18/01/2021 às 15:59
Notícia

MediaTek Dimensity 1100 seria um SoC topo de linha mais acess...

Chipset seria baseado no Dimensity 1200, só que trazendo clocks menores

Além disso, o processador mais acessível suporta câmeras de até 108MP e telas com uma taxa de atualização de 144Hz. É uma frequência um pouco menor do Dimensity 1200, mas ainda são poucos os celulares que alcançam taxas nesses números.

Os dois processadores trazem tecnologias de IA como AI-Panorama Night Shot, AI Multi-Person Bokeh e redução de ruído AI (AINR). Eles são compatíveis também com Bluetooth 5.2, trazem codificação LC3 para maior qualidade e baixa latência de streaming de áudio e que promete ainda ajudar a prolongar a autonomia de fones sem fio. 

Continua após a publicidade

A MediaTek afirma que os primeiros celulares usando o Dimensity 1200 e o Dimensity 1100 chegam ao mercado no início do segundo trimestre de 2021.

Fonte: MediaTek
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Notebook com ARM? Testamos o MacBook Pro M1

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.