Chrome 88 já está disponível trazendo buscas por abas e melhorias no tema escuro
Créditos: Leak.pt (modificada)

Chrome 88 já está disponível trazendo buscas por abas e melhorias no tema escuro

Nova versão do navegador remove também suporte a FTP e Mac OS X Yosemite

A versão mais recente do Google Chrome começou a ser distribuída no dia 19 de janeiro, trazendo algumas mudanças sutis na interface e nas ferramentas do navegador, e fazendo um encerramento importante de suporte a tecnologias antigas. O Chrome 88 deve ser baixado e atualizado automaticamente se você já usa o browser, então confira algumas de suas novidades neste post.

11/11/2020 às 14:01
Notícia

Apple lançará macOS Big Sur nesta quinta; veja quais computad...

Sistema operacional apresentado em junho promete experiência mais próxima do iOS

Começando pela compatibilidade com tecnologias anteriores que foi retirada em algumas instâncias, o Chrome 88 não suporta mais FTP. De maneira semelhante ao HTTP, o FTP é uma versão menos segura e mais antiga do FTPS que ainda era suportado pelo Chrome para permitir o acesso a arquivos mais antigos. Mas, sendo uma conexão insegura, a Google estava trabalhando há um tempo para remover seu suporte, colocando o uso por trás de uma autorização manual e coisas do tipo - assim como foi com o Flash. Agora o Chrome 88 não suporta mais FTP, nem autorizando, apenas o FTPS.

O Chrome 88 também remove suporte ao Mac OS X Yosemite, o que já era esperado. É uma versão bem antiga do sistema operacional para Macs que nem a Apple suporta mais desde 2017. Usuários do Mac vão precisar do Mac OS X 10.11 El Capitan ou superior para usar o Chrome 88.

Indo para a parte de novos recursos, a maioria é bem sutil e alguns nem são tão novos, como o mecanismo de busca por abas. A ferramenta já estava disponível nos Chromebooks e agora chega também aos dispositivos Windows, Mac e Linux. Com o Chrome 88 é possível usar um pequeno botão na parte superior da janela para fazer uma busca entre suas abas que estão abertas no navegador.

Mudanças estéticas na interface incluem uma maneira mais sutil de pedir permissões do usuário. No Chrome 88, em vez de uma janela por cima do conteúdo do site, aparece apenas uma etiqueta do lado da barra de endereços. Se o usuário não clicar nela, a etiqueta fica até menor, na forma de apenas um ícone esperando clicar para dar a permissão ou não.

Uma das mudanças mais sutis do Chrome 88 é no tema escuro, que vai deixar a barra de rolagem das páginas mais escura também. Essa mudança, além de pequena, nem está pronta, ficando disponível apenas nas páginas internas do próprio Chrome, não ainda em sites de terceiros que suportam o tema escuro.

Continua após a publicidade

Fonte: HowToGeek
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Hands-on do Moto G60: câmera de 108MP, tela de 120Hz e bateria de 6.000 mAh são os destaques

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.