Novo vídeo mostra o Windows 10X rodando no tablet Surface Pro 7
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Novo vídeo mostra o Windows 10X rodando no tablet Surface Pro 7

Sistema operacional deve ser lançado pela Microsoft ainda este ano

Na semana passada uma versão “quase final” do Windows 10X vazou na Web e alguns vídeos mostrando o sistema operacional em uso também foram divulgados. Agora um novo vídeo divulgado pelo usuário do Twitter conhecido como XDeltaXForce mostra o sistema operacional rodando no tablet Surface Pro 7 da Microsoft equipado com o processador Intel Core i5-1035G4 e 16GB de memória RAM

14/01/2021 às 12:00
Notícia

Vaza vídeo do Windows 10X em uso - veja como está ficando o n...

Nova versão do Windows deve ser lançada ainda este ano

O Windows 10X foi anunciado originalmente como um sistema operacional da Microsoft para dispositivos com duas telas. Em maio de 2020 a Microsoft anunciou uma “mudança de foco” e confirmou que o sistema operacional seria introduzido primeiro em dispositivos com uma tela, como notebooks que chegariam ao mercado para concorrer diretamente com os Chromebooks.

Vale lembrar que o Windows 10X virá pré-instalado em novos dispositivos e não será vendido diretamente para os usuários. Com isso não será possível comprar o sistema operacional separadamente em lojas, diferente do que ocorre com o Windows 10 Home e com o Windows 10 Pro.

Novo vídeo mostra o Windows 10X rodando no tablet Surface Pro 7
Interface do Windows 10X
(Reprodução/Windows Central)

Embora os outros vídeos divulgados anteriormente tenham mostrado o Windows 10X em uso com mouse em teclado, o vídeo divulgado por XDeltaXForce mostra como o sistema operacional se comporta quando usado em um dispositivo com tela sensível ao toque.

No vídeo é possível ver o usuário acessando a central de ações ao deslizar o dedo a partir do canto inferior direito para cima. Já para acessar o novo menu Iniciar, que lembra mais um “launcher” de aplicativos como o do Android, ele desliza o dedo a partir da parte central inferior para cima. O vídeo também mostra o usuário acessando o aplicativo Configurações e utilizando a caneta Surface Pen para escrever e para interagir com outros aplicativos como Calculadora e Clima:

Continua após a publicidade

A Microsoft havia prometido anteriormente que o Windows 10X suportaria a execução de aplicativos Win32 através de uma tecnologia baseada em virtualização conhecida como VAIL, mas isso não está presente nesta versão do sistema operacional. 

Com isso o sistema operacional só poderá executar os aplicativos pré-instalados, os aplicativos baseados na Universal Windows Platform (UWP) oferecidos através da Microsoft Store e os chamados Progressive Web Apps (PWAs), que basicamente são aplicativos Web executados como se fossem nativos.

Com relação ao lançamento do novo sistema operacional, ele está previsto para o primeiro semestre de 2021. A Microsoft ainda não divulgou uma data de lançamento específica.

Fonte: XDA Developers
User img

Fabio Rosolen

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.