Pesquisadores do JSK Lab na Universidade de Tóquio desenvolveram um novo drone que pode mudar de forma durante o voo. Batizado como DRAGON (Dual-rotor embedded multilink Robot with the Ability of multi-deGree-of-freedom aerial transformatiON), o drone pode mudar de forma parar por ambientes mais estreitos e para passar por obstáculos. Um ponto negativo é que o drone é pequeno demais para levar uma carga.
Pesquisadores usam folhas de abacaxi para criar corpo de drones
Protótipos foram capazes de voar a uma altitude de cerca de 1.000 metros por aproximadamente 20 minutos
Com formato comprido e fino, o drone DRAGON é composto por quatro módulos com dois rotores em cada um e pode se contorcer para passar por aberturas estreitas e pode assumir uma forma quadrada para um voo mais estável. Os pesquisadores também estão trabalhando para fazer com que ele funcione com um máximo de 12 rotores. Na configuração atual, as baterias montadas na "espinha" do drone possibilitam um tempo de voo de cerca de três minutos.
As primeiras informações sobre o DRAGON foram divulgadas em 2018, mas só eram acessíveis por pagantes. Os módulos do drone são conectados entre si através de juntas articuladas e ele utiliza um módulo de computação Intel Euclid (foto abaixo) com tecnologia Intel RealSense, que oferece recursos como câmera para detecção de profundidade e sensores de movimento e localização, para ajudar a controlá-los e detectar obstáculos.
Intel Euclid com tecnologia RealSense
(Reprodução/Intel)
Os pesquisadores acreditam que no futuro o DRAGON será capaz de mover objetos ao se enrolar neles como uma serpente. Eles também esperam poder equipar o drone com garras em suas extremidades para que ele possa pegar objetos durante o voo.
No vídeo abaixo é possível ver o drone DRAGON em ação: