MediaTek Dimensity 1100 seria um SoC topo de linha mais acessível com 5G
Créditos: MediaTek

MediaTek Dimensity 1100 seria um SoC topo de linha mais acessível com 5G

Chipset seria baseado no Dimensity 1200, só que trazendo clocks menores

A segunda geração de chipsets da MediaTek para celulares topo de linha com internet 5G deverá incluir um System-on-a-Chip (SoC) chamado Dimensity 1100. Ele deverá ser uma opção financeiramente mais acessível para as empresas, permitindo a criação de flagships menos caros e que não precisam abrir mão da internet móvel de nova geração.

17/01/2021 às 18:58
Notícia

Samsung detalha o sensor de 108 megapixels presente no Galaxy...

O sensor ISOCELL HM3 conta com tecnologia HDR Smart ISO Pro e melhor sensibilidade de luz

Esse novo chip seria baseado no MediaTek Dimensity 1200 (MT6893), só que teria frequências de operação menores. Isso basicamente significa que o seu desempenho seria levemente menor em aplicativos mais exigentes – como games 3D ou realidade aumentada.

De acordo com o site GSMArena, ambos os SoCs deverão ser fabricados no processo de 6 nm e trazer quatro núcleos ARM Cortex-A78 para as operações de alto-desempenho. No caso do Dimensity 1100, esses cores teriam clocks máximos de 2.6 GHz.

O que não ficou claro é se todos os quatro núcleos podem chegar a essa frequência, ou se apenas um deles é programado para operar com esse nível de desempenho. Já para operações mais leves, quem deverá assumir a carga seriam os quatro núcleos Cortex-A55 rodando a 2.0 GHz.


Fonte: Weibo/GSMArena

O vazamento não especifica qual GPU deverá ser utilizada, mas espera-se que o chip irá conter a ARM Mali-G77. É o mesmo processador gráfico do Dimensity 1200, só que aqui ele deverá operar em frequências menores.

Primeiro MediaTek de 5 nm deverá se chamar Dimensity 2000 e chegar em 2022

Continua após a publicidade

Ainda no tópico de chipsets para celulares da MediaTek, também vazaram detalhes sobre o primeiro SoC da empresa fabricado em 5 nm. Ele deverá se chamar Dimensity 2000 e estar disponível para as fabricantes em 2022.

Assim como no caso do Dimensity 1200, as primeiras empresas a usarem o novo chip deverão ser a Oppo e a Vivo. Quem deverá embarcar nessa onda logo depois deverá ser a Honor, que vai parar de usar os SoCs Kirin fabricados pela Huawei.


Fonte: ARM

O MediaTek Dimensity 2000 deverá ser o primeiro chip da família a adotar o núcleo ARM Cortex-X de alto desempenho – que já é usado no Qualcomm Snapdragon 888. Ele ainda deverá vir com três núcleos Cortex-A79 e quatro núcleos Cortex-A55. Já a sua GPU deverá ser a Mali-G79.

Via: GSMArena 1, GSMArena 2 Fonte: Weibo
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

ONEPLUS NORD N10 5G! TELA 90Hz, CÂMERA de 64MP e MAIS

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.