A segunda geração de chipsets da MediaTek para celulares topo de linha com internet 5G deverá incluir um System-on-a-Chip (SoC) chamado Dimensity 1100. Ele deverá ser uma opção financeiramente mais acessível para as empresas, permitindo a criação de flagships menos caros e que não precisam abrir mão da internet móvel de nova geração.
Samsung detalha o sensor de 108 megapixels presente no Galaxy...
O sensor ISOCELL HM3 conta com tecnologia HDR Smart ISO Pro e melhor sensibilidade de luz
Esse novo chip seria baseado no MediaTek Dimensity 1200 (MT6893), só que teria frequências de operação menores. Isso basicamente significa que o seu desempenho seria levemente menor em aplicativos mais exigentes – como games 3D ou realidade aumentada.
De acordo com o site GSMArena, ambos os SoCs deverão ser fabricados no processo de 6 nm e trazer quatro núcleos ARM Cortex-A78 para as operações de alto-desempenho. No caso do Dimensity 1100, esses cores teriam clocks máximos de 2.6 GHz.
O que não ficou claro é se todos os quatro núcleos podem chegar a essa frequência, ou se apenas um deles é programado para operar com esse nível de desempenho. Já para operações mais leves, quem deverá assumir a carga seriam os quatro núcleos Cortex-A55 rodando a 2.0 GHz.
Fonte: Weibo/GSMArena
O vazamento não especifica qual GPU deverá ser utilizada, mas espera-se que o chip irá conter a ARM Mali-G77. É o mesmo processador gráfico do Dimensity 1200, só que aqui ele deverá operar em frequências menores.
Primeiro MediaTek de 5 nm deverá se chamar Dimensity 2000 e chegar em 2022
Ainda no tópico de chipsets para celulares da MediaTek, também vazaram detalhes sobre o primeiro SoC da empresa fabricado em 5 nm. Ele deverá se chamar Dimensity 2000 e estar disponível para as fabricantes em 2022.
Assim como no caso do Dimensity 1200, as primeiras empresas a usarem o novo chip deverão ser a Oppo e a Vivo. Quem deverá embarcar nessa onda logo depois deverá ser a Honor, que vai parar de usar os SoCs Kirin fabricados pela Huawei.
Fonte: ARM
O MediaTek Dimensity 2000 deverá ser o primeiro chip da família a adotar o núcleo ARM Cortex-X de alto desempenho – que já é usado no Qualcomm Snapdragon 888. Ele ainda deverá vir com três núcleos Cortex-A79 e quatro núcleos Cortex-A55. Já a sua GPU deverá ser a Mali-G79.
Via: GSMArena 1, GSMArena 2 Fonte: Weibo