De acordo com diversas fontes, a DJI, maio fabricante de drones do mundo, está montando uma equipe de engenharia que deve trabalhar em tecnologias para carros autônomos. A empresa chinesa está atualmente contratando engenheiros para eletrônica automobilística, condução autônoma e software para automóveis, como mostram as informações publicadas em sua página de recrutamento.
Sensores Lidar - Entenda o que são e como funcionam!
A tecnologia está começando a ser introduzida em smartphones flagship
Três fontes da agência de notícias Reuters que pediram para permanecer anônimas disseram que a DJI está planejando comercializar tecnologia de assistência ao motorista, como sensores LiDAR, que são um componente-chave em carros autônomos, e soluções para funções de condução autônoma de veículos. Duas das três fontes também disseram à agência que a DJI desenvolve tecnologia e câmeras LiDAR há anos.
Em 2020, a startup LIVOX apresentou dois sensores LiDAR para veículos autônomos durante a edição de 2020 da CES em Las Vegas. Além disso, a fabricante chinesa de veículos Xpeng disse que usaria tecnologia LiDAR da LIVOX para funções de condução automática.
Questionada pela Reuters, a DJI não confirmou ou negou a notícia - ela disse apenas que a empresa não tinha novos anúncios para fazer no momento.
A suposta entrada da DJI neste segmento chega em um momento em que várias empresas de hardware e software estão correndo para explorar o futuro autônomo da indústria automobilística. A Huawei, conhecida por seus smartphones e outros dispositivos, já anunciou uma divisão focada em veículos e o desenvolvimento de sensores para eles. Além dela, a Baidu também vem trabalhando em tecnologias para condução autônoma e carros inteligentes, e já anunciou uma parceria com a Geely para produção de seus próprios carros.
Reprodução/DroneDJ
As informações da Reuters não indicam necessariamente que a DJI passará a produzir carros autônomos. É possível que isso seja relacionado a veículos autônomos menores? Sim, mas no momento não há como termos certeza disso.
Com relação ao mercado global de drones, informações da consultoria DroneAnalyst indicam que a DJI tem uma fatia de mercado de 69%. A empresa também foi colocada recentemente na Lista de Entidades do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o que basicamente a proíbe de exportar tecnologia desenvolvida nos EUA sem uma licença específica.
Fonte: Reuters, DroneXL, DroneDJ