Samsung promete novas possibilidades para veículos usando tecnologia TCU 5G mmWave
Créditos: Samsung

Samsung promete novas possibilidades para veículos usando tecnologia TCU 5G mmWave

Essa tecnologia permite uma maior transmissão de dados com latência baixa

Novas tecnologias são exploradas todos os dias e os veículos autônomos, carros elétricos e conectados estão se tornando alvo de grande parte desse avanço tecnológico. A Samsung é uma das empresas que começou a investir pesado em novas técnicas de comunicação e tráfego de dados voltado para veículos, dessa vez utilizando um recurso que promete ser inovador.

Ainda em 2019, a empresa sul coreana apresentou um novo TCU (unidades de controle telemático, traduzido do inglês) que permite um se conectar à rede 5G - mas agora está expandindo essas possibilidades com o 5G de espectro mmWave

13/01/2021 às 14:18
Notícia

Panasonic apresentou sua visão de futuro para o interior de a...

A empresa revelou novas tecnologias como displays de realidade aumentada e câmeras para reboque

TCUs são essenciais para que veículos conectados forneçam experiências em tempo real ao motorista, como pontos perigosos na estrada durante a condução do veículo ou poder consumir arquivos multimídia (filmes, música e serviços de streaming) no conforto do carro durante uma viagem, por exemplo.

A Samsung então aposta na tecnologia 5G mmWave, que permite uma transferência de dados muito mais volumosa e rápida, garantindo a eficiência dos serviços utilizados. Com o 5G mmWave, a empresa constatou que a latência é muito mais baixa e consegue cobrir muito mais veículos aos mesmo tempo. 

Não é de hoje que a Samsung trabalha para fazer essa tecnologia se tornar realidade: a sul-coreana foi uma das pioneiras a realizar pesquisas com transmissões digitais de alta velocidade em ultra frequências desde 2009 - basicamente o que hoje conhecemos como o 5G.

Levando esses estudos e considerações, o espectro mmWave permite uma largura de banda muito maior e uma comunicação mais eficiente e veloz através de vários veículos conectados. Todavida, foi necessário ajustar posicionamento de antenas e um projeto de TCU que permitisse uma comunicação estável a medida que o sinal sofresse interferências ao longo de vários obstáculos. Para essa tecnologia funcionar, a Samsung usa a tecnologia de formação de feixes (beamforming em inglês) de antenas matriciais.

Continua após a publicidade

A expectativa é que quando o TCU 5G mmWave começar a ser comercializado, um novo leque de opções apareça para o mundo de veículos conectados a internet, sendo possível novos jeitos de consumir mídias enquanto dirige e torne a condução muito mais segura, incluindo novos serviços V2X (vehicle to everything - veículos para tudo, do inglês).

Finalmente, essa tecnologia poderá permitir uma condução autônoma completa de veículos, possibilitando que haja transmissão de dados em tempo real, como as condições da estrada e o condutor se prepare para situações inesperadas. 

Isso pode também deixar as viagens muito menos entediantes: ônibus de viagem equipados com essa tecnologia serão capazes de transmitir filmes e séries em ultra resoluções como o 8K e até jogos via streaming.

User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

DJI FPV Drone - Drone HÍBRIDO é VELOZ e FURIOSO, mas DOMÁVEL!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.