Novas tecnologias são exploradas todos os dias e os veículos autônomos, carros elétricos e conectados estão se tornando alvo de grande parte desse avanço tecnológico. A Samsung é uma das empresas que começou a investir pesado em novas técnicas de comunicação e tráfego de dados voltado para veículos, dessa vez utilizando um recurso que promete ser inovador.
Ainda em 2019, a empresa sul coreana apresentou um novo TCU (unidades de controle telemático, traduzido do inglês) que permite um se conectar à rede 5G - mas agora está expandindo essas possibilidades com o 5G de espectro mmWave.
Panasonic apresentou sua visão de futuro para o interior de a...
A empresa revelou novas tecnologias como displays de realidade aumentada e câmeras para reboque
TCUs são essenciais para que veículos conectados forneçam experiências em tempo real ao motorista, como pontos perigosos na estrada durante a condução do veículo ou poder consumir arquivos multimídia (filmes, música e serviços de streaming) no conforto do carro durante uma viagem, por exemplo.
A Samsung então aposta na tecnologia 5G mmWave, que permite uma transferência de dados muito mais volumosa e rápida, garantindo a eficiência dos serviços utilizados. Com o 5G mmWave, a empresa constatou que a latência é muito mais baixa e consegue cobrir muito mais veículos aos mesmo tempo.
Não é de hoje que a Samsung trabalha para fazer essa tecnologia se tornar realidade: a sul-coreana foi uma das pioneiras a realizar pesquisas com transmissões digitais de alta velocidade em ultra frequências desde 2009 - basicamente o que hoje conhecemos como o 5G.
Levando esses estudos e considerações, o espectro mmWave permite uma largura de banda muito maior e uma comunicação mais eficiente e veloz através de vários veículos conectados. Todavida, foi necessário ajustar posicionamento de antenas e um projeto de TCU que permitisse uma comunicação estável a medida que o sinal sofresse interferências ao longo de vários obstáculos. Para essa tecnologia funcionar, a Samsung usa a tecnologia de formação de feixes (beamforming em inglês) de antenas matriciais.
A expectativa é que quando o TCU 5G mmWave começar a ser comercializado, um novo leque de opções apareça para o mundo de veículos conectados a internet, sendo possível novos jeitos de consumir mídias enquanto dirige e torne a condução muito mais segura, incluindo novos serviços V2X (vehicle to everything - veículos para tudo, do inglês).
Finalmente, essa tecnologia poderá permitir uma condução autônoma completa de veículos, possibilitando que haja transmissão de dados em tempo real, como as condições da estrada e o condutor se prepare para situações inesperadas.
Isso pode também deixar as viagens muito menos entediantes: ônibus de viagem equipados com essa tecnologia serão capazes de transmitir filmes e séries em ultra resoluções como o 8K e até jogos via streaming.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.