Falha crítica de segurança no NTFS do Windows 10 pode corromper seu HD ou SSD
Créditos: Jonas Lyk/Twitter

Falha crítica de segurança no NTFS do Windows 10 pode corromper seu HD ou SSD

Basta digitar uma linha de código no CMD para danificar o sistema de arquivos

O sistema operacional Windows 10 possui uma falha crítica no sistema de arquivos NTFS que pode corromper o seu HD ou SSD ao digitar apenas uma linha de código no Prompt de Comando (CMD). Para quem não conhece, a formatação NTFS é a padrão do Windows desde a versão 8.1, então muito provavelmente é a opção utilizada em seu drive de armazenamento.

14/01/2021 às 12:17
Notícia

Microsoft corrige mais de 80 bugs em janeiro, incluindo vulne...

83 bugs de segurança foram corrigidos em diversos produtos da empresa

Como lembra o site Guru 3D, aqui vai um alerta bem importante: NÃO tente replicar o comportamento citado nesta notícia porque ele é perigoso e pode danificar o seu computador. Dado o aviso, resta explicar que o bug foi encontrado pelo pesquisador de cibersegurança Jonas Lyk, do grupo Secret Club.

Para ativar a vulnerabilidade, basta acessar o atributo NTFS "$ i30" em qualquer pasta do seu PC. Esse é um atributo de índice associado com um diretório que contém uma lista de arquivos e subpastas de uma pasta.

Em casos específicos, esse índice também pode conter arquivos e pastas que já deletados. O objetivo disso, quando a  funcionalidade foi criada, era fazer com que os relatórios de erros fossem mais completos.

Só que é exatamente essa parte do recurso que causa a corrupção do sistema de arquivos. Ninguém conseguiu descobrir até agora o que exatamente dentro dessa funcionalidade causa essa falha de segurança.

Continua após a publicidade

Segundo Jonas Lyk, a chave de registro poderia ajudar a diagnosticar a raiz do problema, mas ela não está funcionando. O que se sabe é que essa falha de segurança existe desde a versão de abril de 2018 do Windows 10, e não foi corrigida até o momento em que esta notícia foi escrita. Ao menos um porta-voz da Microsoft confirmou que a empresa já está trabalhando numa solução.

O que se sabe até agora é que, ao rodar a linha de comando no CMD do Windows 10, você irá se deparar imediatamente com uma mensagem de erro. Essa mensagem diz que "O arquivo ou pasta está corrompido e não pode ser lido". A partir daí, o sistema operacional imediatamente começará a exibir notificações pedindo para o usuário reiniciar o seu PC e recuperar o volume de disco danificado.

Via: Adrenaline, Security Newspaper, Guru3D
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Huawei Band 6: unboxing e breve comparativo com a Honor Band 6

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.