Canon disponibiliza site que permite tirar fotos da Terra usando um satélite real
Créditos: Canon / Engadget

Canon disponibiliza site que permite tirar fotos da Terra usando um satélite real

O microssatélite de codenome CE-SAT-1 fornece imagens pré-capturadas para a demonstração

A Canon fez algo bem diferente esse ano ao contrário do que simplesmente apresentar novas câmeras fotográficas durante a CES 2021. A empresa lançou um site interativo que te permite tirar fotos da Terra utilizando seu microssatélite próprio, o CE-SAT-1. Equipado com uma DSLR 5D Mark III levemente modificada, o site permite você tirar fotos simuladas de grandes cidades como Nova Iorque, as Bahamas e Dubai. 

A empresa lançou seu microssatélite em junho de 2017. O dispositivo é provido com uma câmera EOS 5D Mark III equipada com um telescópio de 3720 mm tipo Cassegrain (espelho) de 40 cm. O satélite orbita a 600km da Terra, fornecendo uma resolução de solo de 91,44 centímetros dentro de um enquadramento de 4,82 por 3,21 quilômetros (convertendo direto de milhas), afirmou a Canon. Para comparação, o WorldView-4, o satélite mais potente em termos de resolução de imagem, conta com uma resolução de solo de 30,48 centímetros.

Essa demo interativa permite que você tire fotos de diversas localidades ao redor do globo, com cada imagem fornecendo informações como localização e altitude. Entretanto, vale notar que satélite usa imagens pré-capturadas, ou seja, não são imagens feitas na hora ou de forma mais dinâmica, infelizmente.

31/12/2020 às 18:31
Notícia

Japão investe em satélites de madeira para reduzir lixo espacial

Nova tecnologia seria capaz de queimar na atmosfera terrestre sem soltar substâncias poluentes

Caso fosse esse o caso (do satélite conseguir tirar fotos ao vivo), o CE-SAT-1 deveria estar viajando numa velocidade absurda de quase 27 mil quilômetros por hora, circulando o planeta em mais ou menos uma hora e meia. Mas isso não quer dizer que essa demonstração não dê uma ideia da potência e resolução do satélite. 

Toda a experiência é narrada pela astronauta Marsha Ivins, explicando todo o design e propósito do satélite e essa demonstração. Os microssatélites são bem menores e compactos em comparação a um satélite de tamanho padrão, e de acordo com a Canon, a empresa espera construir um negócio multibilionário em microssatélites por volta de 2030.

Fonte: Engadget
User img

Mateus Alexandre

Designer gráfico, redator e artista nas horas vagas. É viciado em tecnologia, videogames e perde umas boas horas do dia pesquisando promoção de hardware.

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.