Smartphones da Samsung poderão localizar e abrir carros da Audi, BMW, Ford e Genesis
Créditos: Reprodução/Samsung

Smartphones da Samsung poderão localizar e abrir carros da Audi, BMW, Ford e Genesis

Recurso estará disponível para smartphones da linha Galaxy S21 e também o Galaxy Note 20 Ultra a partir do mês de agosto

Nos últimos anos, os smartphones praticamente substituíram as tradicionais carteiras e cartões de créditos, visto sua utilização para pagamentos através do NFC, e agora, estará prestes a substituir também as convencionais chaves do carro.

Nesta quinta-feira (14), durante o evento Unpacked, a Samsung anunciou uma nova parceria com quatro fabricantes de automóveis que permitirão a utilização de uma "chave digital" para travar ou destravar carros utilizando smartphones da série Galaxy S/Note. Audi, BMW, Ford e Genesis passarão a permitir que os proprietários do Galaxy S21 possam abrir ou travar a porta de seus carros com nada além do seu aparelho a partir do mês de agosto.

Para tornar isso possível, a Samsung utilizará o padrão Ultra-Wideband (UWB) para realizar o desbloqueio das portas do carro através da proximidade do aparelho com o veículo. Segundo a fabricante sul-coreana, esse recurso também poderá ser utilizado com uso do NFC.

Com cálculo preciso da distância, a chave digital habilitada para UWB da Samsung envia pulsos curtos entre o dispositivo móvel e o carro emparelhado, destrancando a porta assim que você a alcança. Sem UWB, os usuários poderão usar seus smartphones compatíveis como uma chave de carro através do NFC.

 

Inicialmente, por parte da Samsung, apenas o Galaxy S21 Plus, Galaxy S21 Ultra e Galaxy Note 20 Ultra contam com suporte ao padrão UWB, que é necessário para rastreamento de localização mais preciso e recurso de realidade aumentada "encontre meu carro". Apesar de não possuir suporte ao UWB, o recém-lançado Galaxy S21 pode ser utilizado para desbloquear o carro tocando-o em um receptor NFC na maçaneta da porta do carro.

A Samsung já vinha trabalhando com consórcios da indústria para tornar padrão a utilização do UWB como chaves digitais, incluindo a FiRa Consortium Car e também a Connectivity Consortium, essa última da qual a Apple é um dos principais membros. Com isso, esse recurso não são exclusivos dos dispositivos da fabricante sul-coreana, e no futuro deverá funcionar também nos iPhones e outros dispositivos Android.

14/01/2021 às 12:09
Notícia

Samsung apresenta linha Galaxy S21! Versão Ultra suporta S Pe...

Apresentada na CES, a nova série conta com o chip Exynos 2100 e modem 5G integrado, mas não vem com c...

Continua após a publicidade

Falando em Apple, a empresa da maça já conta com um recurso de chave digital presente em alguns de seus dispositivos, oriunda de uma parceria com a BMW, que utilizava o padrão NFC e estava disponível apenas em um modelo. A fabricante alemã, aliás, anunciou hoje um novo recurso chamado Digital Key Plus, que dará suporte ao padrão UWB e estará disponível no carro elétrico BMW iX.

Com a popularização do UWB, podemos esperar que mais dispositivos e veículos sejam compatíveis com chaves digitais, permitindo finalmente que os consumidores se livrem de suas chaves de carros.

Via: XDA-Developers, The Verge
User img

Pedro Henrique

XIAOMI na LISTA NEGRA dos EUA: quais os IMPACTOS para a FABRICANTE chinesa?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.