Se tentarmos resumir em uma palavra como a Samsung imagina o futuro dos carros inteligentes, essa palavra seria: "telas". A sul-coreana mostrou nessa semana seu conceito para um cockpit digital de carros da próxima geração, e temos display para todos os lados. Três telas para o motorista, uma tela para o passageiro e até uma tela na parte de fora do carro, na frente, para os pedestres. Confira no vídeo:
A ideia da Samsung é que o espaço interno de um carro que se dirige completamente sozinho pode ser uma área de convivência e entretenimento entre as pessoas, e colocou vários displays para possibilitar é isso. O painel frontal é feito de uma grande tela QLED, que é acompanhada por um display menor OLED que parece um notebook, usado para controlar o console. Os passageiros na parte de trás do cockpit também ganham uma tela, que inclusive pode ser oculta com um botão.
Já o display mais inusitado é o da frente do carro, para passar informações aos pedestres. Claro que não é uma tela para parar e assistir, ela apenas informa frases rápidas como "pode passar" ou coisas do tipo.
Como seria de se esperar, a Samsung imagina o cockpit digital todo conectado, podendo ter funções controladas pelo seu smartphone Galaxy ou seu smartwatch, por exemplo. Passageiros poderiam usar, por exemplo, o DeX para acessar a tela do carro pelo seu tablet ou celular. Sendo assim, o cockpit conta com um "estúdio de criação" para editar fotos e vídeos enquanto você se desloca.
O cockpit conta até com um modo gamer, com alto falantes retráteis no encosto da cabeça para garantir máxima imersão na jogatina enquanto o carro te leva por aí. Sistemas de segurança incluem diversas câmeras 360º e aprendizado de máquina para garantir uma distância segura de outros carros e pedestres, como já tem sido a tendência do desenvolvimento de carros inteligentes.
Claro que tudo isso é conceitual, um exercício de imaginação da Samsung para mostrar em que sentido ela pretende trabalhar nos próximos anos quando o assunto são carros inteligentes.